Início do conteúdo

07/05/2024

Ministério das Cidades e Fiocruz promovem Datathon de Mobilidade Urbana 2024

Icict/Fiocruz


Melhorar as condições de mobilidade em um país extenso e diverso como o Brasil é um grande desafio, principalmente quando se visa garantir o desenvolvimento pleno, acessível e sustentável das cidades. Com base nisso, um desafio tecnológico via internet foi criado para incentivar a proposição de soluções tecnológicas para o transporte público nos espaços urbanos e o acesso da população à serviços e políticas públicas. É o Datathon de Mobilidade Urbana 2024, uma parceria entre a Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana (Semob) do Ministério das Cidades (MCID) e a Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde (PCDaS), iniciativa do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz).

 

O objetivo do Datathon - competição aberta e ampla de inovação em ciência de dados - é unir a tecnologia com os objetivos de melhoria da qualidade e produtividade dos serviços de transporte público coletivo. Parceira da Semob na aplicação de ciência de dados para a construção dos indicadores do Sistema Nacional de Mobilidade Urbana (Simu), a PCDaS compõe a comissão organizadora do evento. O Atlas da Violência, iniciativa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que reúne diversas informações sobre violência no Brasil, apoia o Datathon por meio de bases de dados sobre óbitos no trânsito em todo o território nacional.

A participação no Datathon pode ser individual ou em equipes de até cinco pessoas. Serão propostos dois desafios relacionados à base da Carteira de Empreendimentos, importante indicador sobre a construção de obras de melhoria na infraestrutura de transporte urbano. Cada participante ou equipe deve escolher um desafio e desenvolver uma solução utilizando técnicas de análise e ciência de dados na linguagem Python.

Abertas de 6 a 12 de maio, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet. Haverá premiação para as três soluções consideradas mais relevantes pela comissão de avaliação da competição. As soluções devem ser submetidas até o dia 7 de junho. Saiba mais no site do Icict/Fiocruz

Voltar ao topo Voltar