Início do conteúdo

14/09/2009

Ministra da Saúde de El Salvador visita a Fiocruz


O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, recebeu na manhã desta segunda-feira (14/9) a ministra da Saúde de El Salvador, María Isabel Rodríguez. O encontro teve como objetivo mpliar a cooperação entre os dois países nas áreas de saúde e ciência. Uma das principais metas da atual gestão de María Isabel é tornar os serviços de saúde mais acessíveis e de melhor qualidade em El Salvador. Com o desenvolvimento dos Sistemas Básicos de Saúde Integral (Sibasi), o país busca melhorar o acesso aos serviços de saúde, especialmente para a população mais vulnerável, fortalecendo o papel do nível local como provedor.


 Primeira mulher à frente do Ministério da Saúde de El Salvador, Maria Isabel se reuniu com Paulo Gadelha no Castelo da Fiocruz (Foto: Peter Ilicciev)

Primeira mulher à frente do Ministério da Saúde de El Salvador, Maria Isabel se reuniu com Paulo Gadelha no Castelo da Fiocruz (Foto: Peter Ilicciev)


Nos últimos anos a Fiocruz vem reforçando a sua cooperação com os países latino-americanos. Em 2005, para atender às vítimas de catástrofes naturais em El Salvador, o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) fez uma doação de dez kits de remédios e 30 caixas de sais de hidratação para o país e também para a vizinha Guatemala. Em 2007, o coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, João Aprígio Guerra, do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), esteve no Equador para ministrar um curso do qual participaram profissionais daquele país, de El Salvador, Guatemala, Honduras, Costa Rica, Paraguai e técnicos do Unicef e da Opas.

Voltar ao topo Voltar