Início do conteúdo

29/04/2024

Missão da Fiocruz a Espanha e Portugal fortalece parcerias estratégicas

Camila De' Carli (Agência Fiocruz de Notícias)


O presidente da Fiocruz, Mario Moreira, visitou Espanha e Portugal entre os dias 18 e 24 de abril, com o objetivo de aprofundar as relações institucionais em torno de áreas consideradas estratégicas com parceiros tradicionais da Fiocruz. As visitas aos dois países foram feitas logo após a missão da Fiocruz aos Estados Unidos.

Visita da delegação da Fiocruz ao campus da Nova Medical School, em Lisboa (foto: divulgação)

 

"As reuniões na Espanha e em Portugal foram oportunidades valiosas para fortalecer nossas relações institucionais com parceiros tradicionais e estratégicos em saúde, em sintonia com as orientações de internacionalização", disse Mario Moreira. "Além de fortalecer as cooperações já existentes, exploramos possibilidades promissoras e novos modelos de colaboração que abrangem diversas áreas da ciência e tecnologia em saúde, que sem dúvida resultarão em maior qualidade de vida para as nossas populações", acrescentou.

Na Espanha, Moreira visitou o Instituto de Saúde Carlos III (ISCIII), em Madri, junto à missão da Fiocruz integrada pela vice-presidente de Educação, Comunicação e Informação, Cristiani Machado, pela vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas, Maria de Lourdes Oliveira, e pelo pesquisador do Instituto Gonçalo Muniz (IGM/Fiocruz Bahia), Manoel Barral Netto. O grupo foi acompanhado pela primeira-secretária da Embaixada do Brasil em Madri, Joanna Fulford. 

Pelo ISCIII estiveram presentes a diretora-geral, Marina Pollán, o subdiretor-geral de Programas Internacionais de Pesquisa e Relações Institucionais, Daniel Ruiz Iruela, o subdiretor-geral de Serviços Aplicados, Formação e Pesquisa, Miguel Calero, a coordenadora desta Subdireção, María José Buitrago, e a coordenadora da Área Internacional, Elena Domenech Cruz. No encontro foram debatidas possibilidades de colaboração nos campos de pesquisa, administração e educação em saúde, entre outros, no marco do memorando de entendimento firmado entre as duas instituições em março deste ano, com o objetivo de aprofundar a cooperação, sobretudo no campo das doenças raras, das doenças infecciosas, da vigilância epidemiológica e da saúde digital. Após a reunião, a delegação da Fiocruz conheceu as instalações e os laboratórios do ISCIII.

Em Portugal, Mario Moreira encontrou-se, na cidade do Porto, com Galter Crisóstomo, diretor de sustentabilidade organizacional do Centro de Engenharia e Inovação (CEiiA), para debater projetos comuns. Dando continuidade a essa conversa, o presidente da Fiocruz visitou as instalações do 4LifeLAB,um laboratório colaborativo em conhecimento e tecnologia para a saúde, e o Hospital São João, um dos maiores complexos hospitalares de Portugal.

Em Lisboa, foi assinado um memorando de entendimento com a Nova Medical School para fomentar a cooperação entre as duas instituições, com foco principal em pesquisa em diversas áreas da medicina e da saúde pública. O memorando formalizou a cooperação bilateral e definiu as áreas de interesse comuns a serem trabalhadas em breve por grupos de trabalho. A assinatura do acordo foi seguida de uma visita às instalações da Escola e à obra de seu novo campus.

A visita a Portugal também foi uma oportunidade de reforçar os laços entre Fiocruz e a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Nesse sentido, o presidente reuniu-se com o ministro-conselheiro Pablo Duarte Cardoso, da representação do Brasil junto à organização, e com o diretor de cooperação da CPLP, Manuel Lapão. Entre outros temas, foram discutidas novas possibilidades de colaboração. Moreira também esteve com o diretor do Instituto de Saúde Ricardo Jorge (Insa), Fernando Almeida.

Voltar ao topo Voltar