Início do conteúdo

06/06/2013

Museu da Vida estreia espetáculo de Maria Clara Machado


As confusões armadas em um laboratório high-tech na roça são o mote do primeiro espetáculo infantil do Museu da Vida da Fiocruz, intitulado Aprendiz de feiticeiro, que estreia na terça-feira (11/6), às 13h30. O texto, de Maria Clara Machado, discorre com humor sobre o mundo das descobertas científicas e vai levar as crianças a refletirem sobre importantes questões éticas da atualidade.

A peça narra a busca do doutor Uranus Octavius Octopus de Almeida por uma fórmula capaz de acabar com a fome. E assim ele descobre uma substância que produz laranjas gigantes. As encrencas começam quando o cientista precisa viajar às pressas e deixa o laboratório sob os cuidados de seu fiel assistente, Horacius Juventus, e de sua irrequieta neta Arabela.

Uranus (à direita) cria uma fórmula para acabar com a fome (Foto: Peter Ilicciev)

 

Aproveitando-se da ausência de Uranus, o atrapalhado espião Dimitri Nicolai Massachussetts vai lançar mão de uma série disfarces inusitados para tentar roubar a fórmula secreta. O Tenente Perseguição chega para proteger as descobertas do cientista, mas o desajeitado militar acaba causando mais confusão. Integram o elenco da peça os atores Carine Sofia, Kamilla Neves, Luiz Paulo Barreto, Pablo Aguilar e Raphael Marins.

Escrito nos anos 1960, quando chegou a ser censurado por trazer ao palco um militar desengonçado, Aprendiz de feiticeiro ainda se mostra atual, destaca a diretora da montagem, Leticia Guimarães. “A história nos aproxima de discussões sobre temas atuais, como transgênicos e pesquisas com animais, traz questões éticas e provoca reflexões”, afirma. “Será que manipular os alimentos acabará com a fome?”, questiona Leticia.

Maria Clara Machado escreveu 27 peças voltadas para as crianças, tornando-se referência no teatro infantil brasileiro. Seus textos foram traduzidas para vários idiomas e montados diversas vezes fora do país. Criadora do Teatro Amador Tablado, no Rio de Janeiro, ela acumulou uma série de reconhecimentos ao longo da carreira, entre os quais o Prêmio Machado de Assis, concedido pela Academia Brasileira de Letras (ABL), em 1991.
  
Ficha técnica
 
Texto: Maria Clara Machado
Direção: Leticia Guimarães
Elenco: Carine Sofia, Kamilla Neves, Luiz Paulo Barreto, Pablo Aguilar e Raphael Marins
Cenário: Núbia Leite
Figurino: Carla Ferraz
Trilha Sonora: Arthur Ferreira
Vídeo: Paula Sancier
Iluminação e operação de luz: Armando Feitoza
Design gráfico: Paula de Pinho e Rita Alcantara
Confecção de máscara: Vê Carvalho
Costureira: Odília Lúcia de Almeida
Operação de som: Ronaldo Barboza e Rafael Gambetá
Operação de vídeo: André Freitas
Contrarregras: André Freitas e Rafael Gambetá
Fotos: Peter Ilicciev
Agradecimentos: Luciana Garcez, Liene Wegner, Nercilene Monteiro, Cacá Mourthé, Kakau Berredo, André Bordalo, Fábio Pimentel, Waldir Ribeiro e Wanda Hamilton
 
Serviço

Entrada gratuita
A partir de 11 de junho de 2013, apresentações semanais (com agendamento) e todo primeiro sábado do mês, às 14h
Classificação: livre
Local: Tenda da Ciência do Museu da Vida
Endereço: Museu da Vida (Avenida Brasil 4.365 – Manguinhos – Rio de Janeiro)
Agendamento: (21) 2590-6747
Mais informações: recepcaomv@coc.fiocruz.br

Voltar ao topo Voltar