Início do conteúdo

16/10/2009

Museu da Vida inaugura exposição 'Pesos e medidas: vale quanto pesa?'

Edna Padrão


O Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) inaugura na terça-feira (20/10), próxima terça-feira, a exposição Pesos e medidas: vale quanto pesa?, que conta a história de um importante instrumento de medida: a balança. No dia-a-dia as pessoas não costumam se perguntar como surgiram as medidas e instrumentos utilizados para calcular preços, pesos, distâncias etc. Quando foi introduzido o sistema métrico-decimal no Brasil? Como foi implementado? Como os instrumentos de medição se adaptaram ao longo do tempo? Dentre outros questionamentos.


 Balança de precisão usada no Posto Avançado de Pesquisas Emmanuel Dias, em Bambuí (MG)

Balança de precisão usada no Posto Avançado de Pesquisas Emmanuel Dias, em Bambuí (MG)


Na mostra o público terá a oportunidade de conferir aparatos antigos, das primeiras décadas do século 20 até períodos mais recentes, com finalidades diversas. Também conhecerá balanças mais precisas, utilizadas para medir princípios ativos durante a produção de remédios, e outras, mais rudimentares, usadas para calcular a quantidade de ração de animais.


Os aparatos expostos integram o acervo histórico-científico do Museu da Vida, que se encontra na Reserva Técnica Museológica, e contam uma parte da história recente da Fundação Oswaldo Cruz. A mostra fica na sala de exposições do Museu até 14 de dezembro, de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30, e aos sábados das 10h às 16h. A entrada é gratuita.


Mais informações pelo telefone (21) 2590-6747 ou pelo e-mail recepcaomv@coc.fiocruz.br.


Publicado em 16/10/2009.

Voltar ao topo Voltar