Início do conteúdo

16/06/2014

Museu da Vida lança espetáculo 'Curumim quer música', sobre um índio caiapó

Haendel Gomes


Qual seria a reação de uma criança ao se encontrar com um indiozinho preocupado em preservar a floresta e a tradição cultural de sua tribo? Para descobrir, é preciso mergulhar na aventura do pequeno Ynhire, um caiapó cuja história é contada na atividade Curumim quer música. A apresentação é feita no Epidauro, espaço do Ciência em Cena no Museu da Vida da Fiocruz. Espetáculo idealizado por Wanda Hamilton, cientista social, atriz e diretora teatral, conta a história de Ynhire, que, ao acordar muito feliz e querendo ouvir os sons e a música da floresta, percebe que a mata está em silêncio; ele parte em busca do som perdido e acaba vivendo uma série de incríveis aventuras.

Wanda Hamilton e o caiapó  Ynhire

 

O indiozinho encontra personagens do folclore brasileiro como o boitatá, o saci e o curupira. A função de cada um é apresentar ao público um instrumento musical, confeccionado para a atividade com uso de material reciclado. Foram usados potes de plástico, barbantes, latas, balões, embalagens diversas e até cereais, que servem como chocalhos, cuícas e tambores. “Com cada instrumento, trabalhamos com o público de 6 a 8 anos as propriedades do som (localização espacial, amplificação do som, timbre, tom, ritmo) ”, explica Wanda Hamilton. Ao se juntar aos novos amiguinhos, “Ynhire” descobre que, para trazer o som de volta, é preciso cantar. “Formamos uma banda com as crianças, que tocam os instrumentos e cantam para trazer os sons de volta à floresta”, revela a autora.

Além de exercitar sua audição com a atividade do Museu da Vida, a criançada ainda pode brincar e se divertir com a história do amiguinho caiapó. A apresentação será feita no período de férias escolares, em junho e julho. Mas vai fazer parte da programação permanente do Museu da Vida, após o recesso escolar.

Serviço
Contação: Curumim quer música
Local: Epidauro (Ciência em Cena) - Museu da Vida (Avenida Brasil 4.365, em Manguinhos)
Junho e julho de 2014 - terças e quartas-feiras: 10h e às 14h30
Faixa etária: de 6 a 8 anos.
Público mínimo: dez pessoas
Informações: telefone (21) 2590-6747 ou no E-mail: recepcaomv@coc.fiocruz.br

Ficha técnica
Concepção geral, pesquisa e criação da história: Wanda Hamilton
Pesquisa e desenvolvimento de instrumentos: Vivian Lisboa
Pesquisa e criação musical: Priscilla Hygino
Cenário: Rodney Wilbert
Figurino: Carla Ferraz

Voltar ao topo Voltar