Início do conteúdo

07/08/2013

Museu da Vida leva atividades do projeto Ciência Móvel a Iguaba Grande (RJ)


Criado há 18 anos após emancipar-se de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, o município de Iguaba Grande (RJ) receberá as atrações gratuitas do projeto Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos. Iniciativa do Museu da Vida (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz) em parceria com a prefeitura local, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente, tem como objetivo oferecer uma série de atividades interativas, a partir de 14 de agosto.

Projeto visitou 70 municípios na Região Sudeste (Foto: Vinícius Pequeno).
 

São destaques: o Girotech – um simulador de exercícios como os realizados pelos astronautas da Nasa –, a bancada de microscopia, a bicicleta geradora, a pilha humana, a miniusina, a casa maquete, os tubos musicais, oficinas, exposições e multimídia. Na cidade que fica a 123 quilômetros da capital fluminense e tem 32 km² de extensão territorial, a carreta – uma espécie de museu itinerante da Fiocruz – com os módulos interativos ficará estacionada no Ciep localizado na Estrada do Arrastão. É a primeira vez que Iguaba Grande recebe uma exposição interativa como a oferecida pelo Ciência Móvel.
 
Este ano em sua temporada Arte e Ciência sobre Rodas, o projeto aprovado pela Lei Rouanet (Ministério da Cultura) conta com as parcerias da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e de Bio-Manguinhos e com o patrocínio da Sanofi. O iniciativa comemora, também, seis anos de sucesso levando à Região Sudeste do país ações que visam promover a divulgação científica, a saúde e a tecnologia. O Ciência Móvel busca aproximar a ciência do cotidiano dos visitantes – especialmente estudantes – oferecendo um espaço de descoberta, reflexão e encantamento, por meio de atividades que envolvem temas como a biologia, a física, astronomia e a arte. Desde o seu lançamento, a carreta do Ciência Móvel visitou cerca de 70 municípios e recebeu um público estimado de 450 mil pessoas.
 
Sobre a região que originou a cidade, a colonização das terras dos atuais municípios de São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande (em tupi significa lugar de muitas águas) teve início com a catequese dos grupos indígenas realizada pelos missionários da Companhia de Jesus. Data de 1795 a construção da Capela de Nossa Senhora da Conceição, que se tornou padroeira de Iguaba Grande. Em 8 de junho o município comemorou seus 18 anos, sob o lema Maioridade com responsabilidade.
 
Serviço
Projeto Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos
Local: Ciep localizado na Estrada do Arrastão 721, Centro, Iguaba Grande
Visitação: 14 a 17 de agosto. Grátis
Horário: 9h às 17h
Mais informações: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Iguaba Grande
E-mail: comunicacaopmig@gmail.com
Tel.: (22) 2624 – 3275 (ramal 263)
Assessoria de Imprensa da Casa de Oswaldo Cruz / Museu da Vida / Fiocruz
Tel.: (21) 3865-2230 | (21) 3865-2243

Voltar ao topo Voltar