Início do conteúdo

29/03/2016

Museu da Vida leva exposição 'Vias do Coração' para Minas Gerais

Haendel Gomes (COC/Fiocruz)


A exposição Vias do Coração cumpre temporada a partir de abril na cidade de Timóteo, em Minas Gerais. A iniciativa, fruto da parceria entre o Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e o Grupo Sanofi, conta com o apoio local da Fundação Aperam. Criada em 2008, a mostra atraiu até hoje público estimado em 150 mil pessoas. Inspirada em modelos adotados por museus internacionais de ciências, a Vias do Coração é organizada em formato compacto, possui linguagem acessível e dialoga com toda a família. A exposição combina conteúdo, jogos eletrônicos, atrações e atividades monitoradas para divulgar o conhecimento sobre o coração e estimular a prevenção das doenças cardiovasculares. Para atrair tanto o público jovem quanto a população adulta, a mostra foi estruturada em nove estações de forma lúdica.

A exposição combina conteúdo, jogos eletrônicos, atrações e atividades monitoradas para divulgar o conhecimento sobre o coração e estimular a prevenção das doenças cardiovasculares (foto: COC/Fiocruz)

 

Nas estações periféricas, o visitante recebe informações sobre a anatomia e o funcionamento do coração, o sistema circulatório e os principais elementos constituintes do sangue. Ricamente ilustrado, o conteúdo é distribuído por painéis, terminais com testes multimídia, vídeos, bancadas de microscópios, além da apresentação de modelos anatômicos por monitores. Crianças e adultos podem se divertir calculando quantas vezes o coração já bateu desde o nascimento ou conferir como se comporta a pressão arterial em várias situações do dia a dia. Um coração gigante mostra os batimentos cardíacos em diferentes frequências; os sons ampliados foram cedidos pelo Museu de Ciência e Indústria de Chicago. Além disso, é possível assistir a vídeos educativos da agência americana The Visual MD, especializada em escaneamento do corpo humano em 3D.

A estação central apresenta um dos maiores inimigos da saúde cardiovascular: a hipertensão. Ilustrações retratam situações do dia a dia e chamam a atenção do público sobre a importância de se controlar a pressão arterial. Incorporam conceitos com algumas retrospectivas e curiosidades históricas. O objetivo é conferir ao conteúdo um tratamento mais humanizado. Outra atração é a Estação Diabetes, que aborda um importante fator de risco à saúde do coração. Ela é composta por três módulos com informações sobre prevenção, controle e consequências do diabetes e dicas para melhorar a qualidade de vida do paciente. Um modelo interativo mostra o impacto do diabetes no corpo humano. É possível entender as diferenças entre diabetes tipo 1 e tipo 2, saber o que é pré-diabetes ou hipoglicemia e por que é fundamental cuidar dos pés do paciente com a doença. Chamando atenção ainda para a alimentação e os exercícios como forma de prevenção e para controle do diabetes, Vias do Coração oferece subsídios para compreender o processamento da glicose no organismo. E uma retrospectiva histórica fala da importância da descoberta da insulina na medicina e na vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Vídeos complementam o tema sobre o metabolismo da glicose em pessoas com e sem a doença. 

Sanofi

Presente no Brasil há mais de 50 anos, a subsidiária é uma das maiores filiais do Grupo Sanofi e uma das mais importantes operações nos chamados mercados emergentes. A Sanofi Brasil mantém uma ampla agenda de programas sociais e institucionais, com investimentos anuais da ordem de R$ 8 milhões, apoiando cerca de 20 programas de longo prazo. Essas iniciativas têm foco na prevenção, educação e humanização dos tratamentos. Para saber mais, visite www.rsc.sanofi.com.br.

Fundação Aperam

Criada em junho de 1994, a Fundação Aperam Acesita é uma instituição privada, sem fins lucrativos, cuja missão é promover o desenvolvimento integrado e sustentável das comunidades onde a Aperam South America mantém suas principais atividades. Presente nas regiões do Vale do Aço, especialmente em Timóteo, e no Vale do Jequitinhonha, atua em parceria com órgãos públicos, instituições nacionais e internacionais, por meio de programas próprios ou patrocinando projetos aprovados em leis estaduais e federais e promovendo o desenvolvimento das pessoas e da sociedade. Suas ações abrangem quatro áreas – Educação, Cultura, Meio Ambiente e Promoção Social, que trabalham juntas, em propostas multidisciplinares e complementares.

A sede da Fundação Acesita foi construída na década de 1950 e abrigava originalmente empregados de outras cidades que trabalhavam na Acesita. Construído em estilo neoclássico, o prédio que abriga as instalações da Fundação preserva várias características originais. Além da área administrativa, o espaço conta com um bosque e um centro cultural que mantém um museu da empresa, espaço para exposições e eventos diversos e um teatro que recebe apresentações das mais variadas.

Fiocruz

Com 115 anos, a Fiocruz possui como principal meta a produção de ciência para a saúde pública brasileira, com ênfase na inovação, tanto tecnológica quanto social. Aids, dengue, febre amarela, malária, leishmaniose, Chagas, hanseníase e tuberculose são alguns exemplos de doenças que estão na mira da Fiocruz e são temas de projetos desenvolvidos pela instituição. Os estudos incluem pesquisa biomédica, clínica e epidemiológica, assim como aspectos históricos e sociológicos. Novas tecnologias, como genômica, proteômica e células-tronco, também fazem parte do trabalho da Fundação, que se destaca, ainda, nos debates sobre bioética, na promoção do aleitamento materno, nos estudos sobre mudanças climáticas e no enfrentamento da violência, entre outros assuntos da atualidade.

A Fiocruz incorporou entre as suas melhores tradições o trabalho pela promoção das condições de vida de populações e grupos sociais carentes e desassistidos. A instituição desenvolve diversos programas de promoção social, gerando empregos, renda e profissionalização para comunidades pobres da sua vizinhança, ajudando na profissionalização, ressocialização e educação de jovens que viviam nas ruas, incorporando ao mercado de trabalho e proporcionando formação profissional a deficientes auditivos, entre várias outras ações de inclusão social.

Serviço
Exposição Vias do Coração
Inauguração: 7 de abril, às 9h
Temporada: de 8 de abril a 8 de maio de 2016
Local: Fundação Aperam 
Endereço: Alameda 31 de Outubro, 500
Centro - Timóteo - MG

Entrada franca

Atendimento
8 /04: Atendimento voltado para empregados da empresa
Horário: das 17 às 20h30
9 a 12/04: Atendimento voltado para empregados da empresa
Horário: das 10 às 20h30
13/4 a 08/5: Aberto à toda comunidade
Segundas, quartas e sextas-feiras: das 8 às 17h
Terças e quintas-feiras: das 10 às 20h30
Sábados, domínios, feriados: das 8 às 20h30

Mais informações
inox.fundacao@aperam.com

Casa de Oswaldo Cruz / Museu da Vida / Fiocruz
Assessoria de imprensa
Haendel Gomes
Tel.: (21) 3865-2230
E-mail: haendel@fiocruz.br

Relações com a Imprensa Sanofi Brasil
- Luciana Miranda 
Tel.: (11) 3759-6624                         
E-mail: luciana.miranda@sanofi.com
- Paulo Justus   
Tel.: (11)3759-6004
E-mail: paulo.justus@sanofi.com
- Pamela Alexandre Silva
Tel.: (11)3759-6402
E-mail: pamela.silva@sanofi.com

Voltar ao topo Voltar