Início do conteúdo

30/11/2010

Museu da Vida organiza sarau sobre transgênicos para público jovem


Em 2009, 14 milhões de agricultores plantaram 134 milhões de hectares de alimentos transgênicos em 25 países. E o que os brasileiros temos a ver com isso? Tudo. O Brasil é um grande exportador de alimentos e o segundo maior produtor de culturas transgênicas do mundo. Com o objetivo de engajar jovens no debate sobre os transgênicos, o Museu da Vida da Fiocruz prepara um sarau científico sobre o tema, que será realizado nesta quarta-feira (1º/12), às 14h, na Tenda da Ciência.


 O sarau vai apresentar um histórico da introdução dos transgênicos no país, dados e números sobre a expansão dessa tecnologia no mundo e o panorama atual das pesquisas brasileiras na área 

O sarau vai apresentar um histórico da introdução dos transgênicos no país, dados e números sobre a expansão dessa tecnologia no mundo e o panorama atual das pesquisas brasileiras na área 


Em meio a encenações, músicas, poesia e humor, serão discutidas questões como: o que são os transgênicos? Como são feitos? Quais os impactos da introdução dessa tecnologia na sociedade? Por que eles causam tanta polêmica? Será apresentado também um histórico da introdução dos transgênicos no país, além dos diferentes pontos de vista e atores sociais envolvidos no debate, alguns dados e números sobre a expansão dessa tecnologia no mundo e o panorama atual de pesquisas brasileiras na área. A ideia é abordar a questão dos transgênicos de forma divertida e descontraída, de modo que o público se sinta à vontade para interagir, perguntar, compartilhar e se envolver com o assunto.


Projeto Wellcome Trust


O evento sobre transgênicos é o primeiro de cinco que serão desenvolvidos dentro do projeto Sarau Científico, financiado pelo programa internacional de Engajamento Público da Wellcome Trust – instituição britânica de caridade dedicada ao financiamento de pesquisas na área da saúde – e coordenado por Luisa Massarani, chefe do Museu da Vida.


O objetivo do projeto é oferecer atividades culturais e científicas aos jovens, sobretudo aos que vivem em regiões mais carentes de atividades de divulgação científica, criando oportunidades para se discutir o impacto da ciência na sociedade e questões bioéticas envolvidas em assuntos polêmicos como transgênicos, células-tronco, entre outros.


Os saraus, voltados aos jovens a partir de 15 anos, serão comandados por uma equipe de atores e músicos, além de contar com a participação de jornalistas e especialistas nos diversos temas a serem abordados. O evento é gratuito. Para participar, basta comparecer ao local no dia e horário do evento. Não haverá inscrições prévias.


Serviço


Sarau científico: Os transgênicos em cena

Data: 1º de dezembro de 2010

Horário: 14h

Local: Tenda da Ciência do Museu da Vida, no campus da Fiocruz (Avenida Brasil 4.365)

Público-alvo: jovens a partir de 15 anos

Informações: (21) 3865-2155/2104

Entrada gratuita


Publicado em 30/11/2010.

Voltar ao topo Voltar