Início do conteúdo

08/04/2011

Museu da Vida promove palestra 'Jornalismo científico: atividade em crise?'


Nos últimos anos, o declínio da popularidade dos jornais impressos e o sucesso da internet como fonte de informações geraram debates sobre uma suposta crise do jornalismo no Estados Unidos e na Europa. Esse sentimento de crise preocupa também profissionais do jornalismo científico. Nesta segunda-feira (11/4), às 10h, Martin W Bauer, professor da London School of Economics, estará no Museu da Vida da Fiocruz para debater o assunto. A palestra faz parte da programação dos Seminários em Divulgação Científica, do curso de especialização em divulgação da ciência, da tecnologia e da saúde.


O palestrante apresentará os resultados de estudos recentemente realizados com jornalistas científicos de diferentes partes do mundo, sobretudo Reino Unido e Brasil. As pesquisas buscaram avaliar o sentimento de crise nessa categoria profissional e identificar suas principais causas. Embora ainda não esteja claro se realmente existe uma crise de caráter local ou global, algumas preocupações foram apontadas, como a falta de equilíbrio entre a reportagem independente e a replicação de materiais de assessorias de imprensa.


Bauer é professor do Instituto de Psicologia Social e Metodologia de Pesquisa na London School of Economics, onde dirige também o curso de mestrado em comunicação social e pública, e edita a revista Public Understanding of Science. Além disso, é autor de vários livros e artigos na área de jornalismo e divulgação científica. O seminário, em português, é gratuito e aberto ao público. Não é necessária inscrição prévia.



Evento: A Crisis of Science Journalism?

Por Martin W. Bauer (London School of Economics)

Data e horário: segunda-feira (11/4), às 10h

Local: Tenda da Ciência, no campus da Fiocruz (Avenida Brasil 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro)


Publicado em 8/4/2011.

Voltar ao topo Voltar