Início do conteúdo

04/06/2008

Museu itinerante da Fiocruz visita Quissamã

Edna Padrão


Integrando as atividades comemorativas do Dia do Meio Ambiente, o Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos estará em Quissamã (RJ) de 5 a 7 de junho. O objetivo do Ciência Móvel, um projeto de divulgação científica da Fundação Cecierj e do Museu da Vida da Fiocruz, é mostrar à população, e principalmente aos estudantes, como a ciência está presente no cotidiano. O caminhão do projeto, que transporta módulos elaborados para ensinar temas científicos de maneira divertida e interativa, apresenta como novidade o Gyrotec. O experimento, construído pela Nasa para treinar astronautas, é composto por três anéis que giram livremente em todas as direções, com todos os graus de liberdade.


 O caminhão do projeto, que é uma parceria entre a Fundação Cecierj e a Fiocruz

O caminhão do projeto, que é uma parceria entre a Fundação Cecierj e a Fiocruz


Além disso, o Ciência Móvel leva à cidade a exposição Nas pegadas de Darwin, que traz informações sobre a passagem do naturalista britânico pelas Ilhas Galápagos. O ano de 2008 marca os 150 anos da teoria da seleção natural, proposta por Darwin e Wallace em 1858. Em 2009, são comemorados os 200 anos do nascimento de Darwin e os 150 anos de seu famoso livro A origem das espécies. A exposição sobre Darwin foi produzida pelo Medialab da  Scuola Internazionale Superiore di Studi Avanzati (Sissa) e pela empresa Prospero, ambas de Triste, na Itália. No Brasil, foi montada com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia.


No encerramento do evento, junto ao Ciência Móvel, haverá a apresentação da banda Q’Batuque, fruto de um projeto social desenvolvido pela Secretaria de Ação Social e Habitação de Quissamã, para atender a crianças da periferia. O projeto estará no Parque de Exposição Renato Carneiro, na Rua José Julião s/nº.


Módulos interativos


Espelhos sonoros – experimento que simula um 'telefone sem fio', permitindo demonstrar os princípios da antena parabólica. Um participante se posiciona em frente a um espelho e sussurra no local marcado para que a mensagem seja ouvida por outro participante, posicionado em frente a outro espelho, em local distante.


 A pilha humana, bicicleta acoplada a um dínamo que permite demonstrar a transformação da energia cinética (do movimento) em luminosa

A pilha humana, bicicleta acoplada a um dínamo que permite demonstrar a transformação da energia cinética (do movimento) em luminosa


Tubos sonoros – tubos de metal com vários comprimentos reproduzem a escala musical e permitem demonstrar alguns  princípios da formação da onda sonora.


Mini usina hidrelétrica – objeto que permite uma simulação de geração de energia elétrica em uma usina hidrelétrica.


Porquinho holográfico – espelhos parabólicos que projetam a imagem holográfica de um porquinho. Permite a demonstração de conceitos ópticos.


Pilha humana – bicicleta acoplada a um dínamo que permite demonstrar a transformação da energia cinética (do movimento) em energia luminosa (lâmpadas que se acendem).


Oficina de microscopia – demonstração de células, tecidos vivos de diferentes espécies e visualização em lupa de diferentes objetos.


Câmaras escuras – objetos que demonstram como ocorre a formação da imagem no olho humano.


Exibição de vídeos e palestras – o interior do caminhão, equipado com recursos audiovisuais, transforma-se num auditório para apresentação de palestras e vídeos informativos.

Voltar ao topo Voltar