Início do conteúdo

19/06/2018

Sesc-Rio e Farmanguinhos/Fiocruz oferecem tratamento odontológico para população carente

Alexandre Matos (Farmanguinhos/Fiocruz)


O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) abriu as portas (16/6) do Complexo Tecnológico de Medicamentos (CTM) para moradores de comunidades da região de Jacarepaguá interessados em participar do projeto de saúde bucal oferecido pelo Sesc-Rio. Trata-se do OdontoSesc, unidade móvel, totalmente equipada, que atende em áreas carentes. Neste caso, a parceria tem como objetivo dar acesso à população do entorno do CTM ao tratamento odontológico, bem como promover, por meio de educação em saúde, a autonomia dos cidadãos em relação à própria saúde, reafirmando o compromisso social das duas instituições.

Ao todo, 436 pessoas se inscreveram para os tratamentos odontológicos, sendo 256 vagas de imediato e 180 para fila de espera. Além do cadastramento, foram também oferecidas atividades educativas em saúde, oficinas, recreação com intervenção artística, escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor. Foram também oferecidas atividades educativas em saúde e aplicação de flúor

De acordo com o Sesc-Rio, o atendimento em consultório começou nesta segunda (18/6). À medida que os primeiros pacientes concluírem o tratamento, serão gradualmente convocados os que estão em fila de espera.

Procedimentos oferecidos

A unidade móvel do OdontoSesc permanecerá no CTM por quatro meses. Cada consultório itinerante é equipado com quatro cadeiras odontológicas, sala de raio-x, sala de esterilização e recepção. São realizados procedimentos de atenção básica em odontologia, tais como radiografias, restaurações, raspagem, extração simples, limpeza e aplicação de flúor. O OdontoSesc somente oferece atendimentos de emergências para pacientes em tratamento na Unidade Móvel.

Confira fotos da ação no site de Farmanguinhos/Fiocruz

Voltar ao topo Voltar