Início do conteúdo

02/05/2019

Especialização celebra uma década em prol da Atenção Básica

Informe Ensp


Oferecido pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), o curso de especialização em Gestão da Atenção Básica nos Moldes da Residência celebra 10 anos de atuação. A data foi marcada por uma homenagem àqueles que contribuíram para realização do curso, além do painel Os desafios para a formação em gestão da Atenção Básica. Na ocasião, houve, ainda, uma cerimônia de abertura que contou com a participação de gestores da Atenção Básica das três esferas de governo, da Vice-Presidência de Ensino da Fiocruz, da Direção e Vice-Direção de Ensino da Ensp/Fiocruz, de representante do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde/RJ e da chefia do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da unidade da Fundação.

Data foi celebrada com o painel painel 'Os desafios para a formação em gestão da Atenção Básica' (foto: Informe Ensp)

 

Dez anos após sua criação, a grande maioria dos egressos atua na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). O curso tem como foco capacitar profissionais para conhecer, analisar, acompanhar e atuar na gestão da Atenção Básica das três esferas de governo: federal, estadual e municipal. Segundo a coordenadora da especialização, Roberta Gondim, desde sua concepção pedagógica, o curso tem por crença o SUS como política, como parte integrante do processo civilizatório, que tem no Estado e na sociedade sua grande ancoragem e potência democrática, principalmente na sua dimensão participava.

“Por ter em seu desenho pedagógico três campos de prática, em consonância com a gestão tripartite do SUS, é que, ao longo desses dez anos - de estreito contato com os processos políticos e gestores da política e das práticas da Atenção Básica em Saúde -, vivenciamos momentos bem distintos: desde aqueles extremamente positivos, como a consolidação da AB como política nacional, formulada e implementada de maneira pactuada entre diversos agentes sociais; até o adensamento e aprimoramento de seus dispositivos do cuidado, da gestão e da participação social”, destacou Roberta.

Leia mais no site da Ensp/Fiocruz

Voltar ao topo Voltar