Início do conteúdo

08/11/2019

Fiocruz sedia 2ª Reunião da rBLH-CPLP no Rio de Janeiro

Everton Lima (IFF/Fiocruz)


A 2ª Reunião da Rede de Bancos de Leite Humano da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (rBLH-CPLP) será realizada, entre os dias 12 e 14 de novembro, no Rio de Janeiro. Com a proposta de instalar a Coordenação Técnica da rBLH-CPLP na Secretaria Executiva da rBLH com sede na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o evento contribuirá para capacidade de gestão, coordenação técnica e avaliação da rBLH-CPLP, desenvolvida em conformidade com os princípios de horizontalidade e participação.

A sessão aberta ao público será realizada, na terça-feira (12/11), a partir das 13h, no Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). Após a solenidade de abertura, serão abordados os temas O olhar do Brasil para a Cooperação Técnica Internacional em BLH na CPLP, com representantes da Fiocruz, da Assessoria de Assuntos Internacionais do Ministério da Saúde (Aisa/MS) e da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE); e Evolução e perspectivas dos Bancos de Leite Humano nos países que integram a CPLP, com representantes do Brasil, Portugal, Cabo Verde, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial e São Tomé e Príncipe, que terão a oportunidade de trocar experiências e conhecimentos. Outras sessões serão realizadas nos dias 13 e 14 de novembro, mas serão exclusivas para integrantes da rBLH-CPLP.

Na interseção entre os Objetivos de esenvolvimento Sustentável (ODS) e o Plano Estratégico de Cooperação em Saúde (PECS) da CPLP, particularmente no que tange a melhoria da saúde materno-infantil, o coordenador da rBLH, João Aprigio Guerra de Almeida, afirma que os Bancos de Leite HumDano constituem um reforço para os sistemas de saúde dos países. “Além de contribuir para a redução da morbimortalidade infantil, com ênfase no componente neonatal, a Rede de Bancos de Leite Humano da CPLP também atua de forma sinérgica na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, em decorrência de sua atuação na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno”, ressalta ele.

Confira como foi a 1ª Reunião da rBLH-CPLP, que aconteceu em outubro de 2018, em Cabo Verde.
 

Voltar ao topo Voltar