Início do conteúdo

10/09/2020

Mensagens recebidas pelo Fale Conosco da Fiocruz aumentaram 62% durante epidemia de Covid-19

Icict/Fiocruz


O Fale Conosco é um dos principais canais de relacionamento da Fiocruz com a sociedade. Isso porque a ferramenta permite que qualquer pessoa entre em contato com a Fundação, para tirar dúvidas ou pedir informações. A pandemia do novo coronavírus fez com que a busca pelo canal aumentasse nada menos que 62%. Um recorde, mas também um desafio para a equipe do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz), que coordena a ferramenta. 

No primeiro semestre de 2019, todas as instâncias do Fale Conosco responderam a 5.135 mensagens. Este ano, no mesmo período, esse número pulou para 8.337, das quais 4.784 foram sobre novo coronavírus. “A primeira pergunta sobre o novo coronavírus chegou ao Fale Conosco no final de janeiro, dois meses antes de o Ministério da Saúde confirmar o primeiro caso da doença no Brasil. O volume de mensagens logo se tornou enorme: em março e abril houve mais de 1 mil mensagens por mês”, conta Valéria Machado, que atua no Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação em Saúde (CTIC) como coordenadora do Fale Conosco Fiocruz. “Depois disso, o número de perguntas veio caindo, mas ainda é cerca de duas ou três vezes maior do que estávamos habituados a receber antes da pandemia. Todo esse aumento fez com que a nossa equipe buscasse novas formas de organização interna para conseguir fazer todos os atendimentos em tempo hábil".

Leia mais aqui

Voltar ao topo Voltar