Início do conteúdo

23/01/2021

Fiocruz libera 2 milhões de doses de vacinas prontas neste sábado (23/1)

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)


Na tarde deste sábado (23/1), a Fiocruz iniciará a liberação de duas milhões de doses de vacinas prontas para o Programa Nacional de Imunizações (PNI/MS). Os caminhões começarão a sair com as vacinas no início desta tarde. As últimas doses sairão da Fiocruz por volta das 16h, quando está prevista uma coletiva de imprensa com a presença da presidente da Fundação, Nísia Trindade Lima, e a primeira vacinação no Brasil com a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, em parceria com a AstraZeneca. O evento será transmitido pelo canal da Fiocruz no YouTube.

Médicos da Fiocruz serão os primeiros a serem vacinados com a vacina da AstraZeneca. Na ocasião, o infectologista do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), Estevão Portela, será o primeiro a receber a vacina. Também receberá a vacina a médica pneumologista do Centro de Referência Professor Helio Fraga, da Fiocruz, Margareth Dalcolmo. Ambos têm atuado na linha de frente da assistência a pacientes de Covid-19 desde o início da pandemia.

A Fiocruz recebeu no início desta madrugada 2 milhões de doses de vacinas prontas, importadas do Instituto Serum, um dos centros produtores da vacina de Oxford-AstraZeneca na Índia. As vacinas chegaram no final da noite de ontem (22/1), na base área do Galeão, e seguiram para Bio-Manguinhos/Fiocruz.

Voltar ao topo Voltar