Início do conteúdo

24/03/2021

Fiocruz receberá novas remessas de IFA para a produção da vacina Covid-19

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)


A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), através do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), vai receber, nos próximos dias, quatro novas remessas de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) vindas da China para a produção da vacina Covid-19.

A primeira entrega acontece nesta quinta-feira (25/3), com insumos para aproximadamente seis milhões de doses. Também está previsto o recebimento de dois lotes de IFA no fim de semana, suficientes para mais cerca de 12 milhões de doses, além de um lote na próxima semana para cinco milhões de vacinas. Cada lote terá, em média, 230 litros de IFA. As remessas se somam ao quantitativo de insumos já recebido em fevereiro, equivalente a 15 milhões de doses, e que está sendo processado em Bio-Manguinhos/Fiocruz. 

A Fiocruz iniciou, na última semana, a entrega das vacinas produzidas em Bio-Manguinhos/Fiocruz com o IFA importado e já disponibilizou mais de um milhão de doses ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). Até o final da semana de 29 de março (ou 2/4) estão previstas outras entregas, totalizando aproximadamente 3,9 milhões de doses. A previsão é de que em abril sejam entregues mais de 18 milhões de doses. Os quatro lotes de IFA que chegam nas novas remessas de março cobrem as entregas de abril e parte das doses a serem disponibilizadas em maio.

As entregas ao Ministério da Saúde somarão 100,4 milhões de doses até julho. A partir do segundo semestre, com a incorporação da tecnologia do IFA, a Fiocruz prevê entregar mais 110 milhões de doses, incluindo a produção 100% nacionalizada.

Voltar ao topo Voltar