Início do conteúdo

31/03/2021

Fiocruz abre curso 'Políticas Informadas por Evidências em Assistência Farmacêutica'

Mariella de Oliveira-Costa (Fiocruz Brasilia)


A partir da próxima terça-feira (6/4), o Núcleo de Educação à Distância da Escola de Governo da Fiocruz Brasília abre inscrições para o curso Políticas Informadas por Evidências em Assistência Farmacêutica. Essa formação busca explorar conceitos, vantagens e limitações das políticas informadas por evidências, sua aplicação atual e potencial no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), em especial na Assistência Farmacêutica.

O curso possui carga horária de 80 horas e capacita gestores e profissionais do SUS para usar evidências e dados disponíveis nos sistemas de informação na identificação de problemas de gestão e de serviços farmacêuticos e na tomada de decisão e para utilizar ferramentas para armazenamento e análise de dados para apoio à Assistência Farmacêutica. Serão abordados na capacitação os seguintes temas: Introdução a políticas informadas por evidências; Uso de evidências na tomada de decisão em Assistência Farmacêutica no SUS e Uso de evidências em temas críticos da Assistência Farmacêutica no SUS.

Ao final do curso, os participantes vão conseguir propor discussão sobre as vantagens e limitações das políticas informadas por evidências, sua aplicação atual e potencial no âmbito do SUS, em especial na Assistência Farmacêutica. Além disso, refletir criticamente sobre as potencialidades e dificuldades do uso de grandes bases de dados, assim como as implicações metodológicas e éticas.

As inscrições permanecerão abertas até o dia 30 de maio e todas as atividades serão realizadas online, no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Núcleo de Educação à Distância da Escola de Governo Fiocruz-Brasília. O curso é resultado de cooperação técnica entre o Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos, da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde, do Ministério da Saúde (DAF/SCTIE/MS), e a Fiocruz Brasília. 

As inscrições estarão disponíveis a partir do dia 6 de abril. 

Voltar ao topo Voltar