Início do conteúdo

20/05/2021

Fiocruz e SAS Brasil oferecem atendimento médico na Maré

SAS Brasil


No próximo final de semana (21 a 23/5), 150 pré-adolescentes e 50 adultos da comunidade da Maré, no Rio de Janeiro, receberão atendimento médico em áreas como odontologia, oftalmologia e dermatologia, além de atendimento especializado focado na prevenção e tratamento da diabetes. A ação, que ocorre na expansão do Campus de Manguinhos da Fiocruz (RJ), é uma iniciativa da SAS Brasil, startup social que leva saúde especializada e gratuita para as regiões em situação de vulnerabilidade no Brasil, e integra o projeto Conexão Saúde, que inclui também a Fiocruz, Dados do Bem, Redes da Maré, Conselho Comunitário de Manguinhos e União Rio.

Para a Expedição, a SAS Brasil levará duas carretas de atendimento, uma delas doada recentemente pela Mercedes-Benz e irá estrear nas ações da startup social (imagem: Divulgação)

 

Após duas semanas de triagem com os alunos do 6º ano da Escola Municipal Professor Josué de Castro, a equipe da SAS Brasil identificou as necessidades de cada paciente para que, durante a Expedição, eles recebam tratamento odontológico, consulta oftalmológica para diagnóstico da necessidade de óculos, que serão doados para os pacientes que precisarem, e atendimento com dermatologista. Já os adultos farão exame do pé diabético e de fundo de olho para prevenção e tratamento da diabetes, além de atendimento odontológico e acompanhamento nutricional via telemedicina.

Para a Expedição, a SAS Brasil levará duas carretas de atendimento, uma delas doada recentemente pela Mercedes-Benz e irá estrear nas ações da startup social. As carretas são equipadas com um consultório odontológico, um ginecológico (que pode ser usado para outras especialidades), um médico para consultas dermatológicas e oftalmológicas, e uma cabine para teleatendimento. Após a Expedição na Maré, uma das carretas seguirá para o Rio Grande do Norte e será adaptada para a Operação Capacita, em que a SAS Brasil treinará profissionais da saúde para atuação nas UTIs de Covid-19. 

“Realizar uma expedição presencial em meio à pandemia é um desafio, que exige cuidados ainda mais minuciosos. Para este momento, reunimos uma equipe de 30 profissionais da saúde já vacinados contra a Covid-19 e optamos por atender os alunos da Escola Municipal Professor Josué de Castro por questões logísticas e de controle do isolamento, já que eles residem próximos à Fiocruz e não precisarão fazer grandes deslocamentos dentro da comunidade. Tudo foi pensado e planejado para levarmos mais soluções de impacto e de longo prazo para a região”, afirma Sabine Bolonhini, co-fundadora da SAS Brasil.

Para o assessor de relações institucionais da Fiocruz e integrante da coordenação do Conexão Saúde, Valcler Rangel, “quando as escolas retornarem, precisam estar melhores do que antes para receber profissionais e alunos. Por isso, trata-se de uma iniciativa inovadora, que combina educação, saúde  e inclusão digital junto às escolas, que poderá se somar às condições necessárias à preparação dos ambientes e alunos para o seu funcionamento, além de apoiar o Sistema Único de Saúde [SUS] no atendimento às demandas de saúde que vêm sendo reprimidas em função da enorme sobrecarga do sistema pelas demandas relacionadas à Covid-19.”

Adriana Mallet, médica e CEO da SAS Brasil, explica que a faixa etária do 6º ano escolar é decisiva para o diagnóstico e tratamento precoce de problemas de visão como miopia, astigmatismo e hipermetropia. "Dificuldade em enxergar e dores de dente parecem coisas simples, mas têm um impacto muito importante no aproveitamento escolar das crianças porque contribuem para a diminuição da atenção, faltas e até mesmo evasão. Resolver essas questões oferece melhores oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para as crianças, seus núcleos familiares e a comunidade em que estão inseridas", explica Adriana.

“Essas crianças são muito carentes de assistência médica, e o foco na saúde visual é muito importante, pois muitas crianças não sabem, não se dão conta das deficiências que têm. Então, esse atendimento será fundamental”, comenta Cristiane Fontoura, diretora da escola. 

Os atendimentos serão realizados na sexta-feira e sábado, das 8h às 17h, e no domingo, das 8h às 14h, com hora marcada para evitar aglomeração. Para mais informações, acesso o site da SAS Brasil

Lançado em agosto de 2020, o projeto Conexão Saúde foi criado para promover uma atenção integral à saúde da população das regiões. A iniciativa viabiliza o atendimento em saúde nas comunidades da Maré e Manguinhos e contribui para o enfrentamento da pandemia Covid-19 por meio de uma estrutura que oferece desde o teleatendimento e testagem à produção de mapas de risco dentro das comunidades, orientação e apoio à população local. 

Voltar ao topo Voltar