Início do conteúdo

29/10/2021

Fiocruz faz entrega recorde de 7,2 milhões de vacinas Covid-19 nesta semana

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)


A Fiocruz, por meio de seu Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/ Fiocruz), alcança, nesta sexta-feira (29/10), o quantitativo de 7,2 milhões de doses da vacina Covid-19 entregues ao Ministério da Saúde em uma semana, o maior desde o início da produção do imunizante, em março. O total abrange as entregas do dia (cerca de 2,7 milhões de doses) e as 4,5 milhões doses liberadas na última terça-feira (26/10). 

A entrega desta semana demonstra a capacidade de produção das instalações de Bio-Manguinhos/Fiocruz frente à chegada dos últimos lotes de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA). Com as remessas, a Fiocruz alcança o total de 121 milhões de doses entregues ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Bio-Manguinhos/Fiocruz conta ainda com aproximadamente 15,3 milhões de doses, sendo 1,3 milhão em produção e 14 milhões em controle de qualidade, que serão distribuídos no decorrer das próximas semanas.

Fiocruz recebe mais 5 lotes de IFA em outubro com soma mensal recorde

No mês de outubro, a Fiocruz receberá um quantitativo recorde de IFA, totalizando o recebimento de nove lotes do insumo em um único mês, o equivalente à produção de cerca de 48 milhões de doses da vacina. As remessas são resultado de um processo de negociações da Fiocruz junto à AstraZeneca para a aceleração do recebimento de IFA, a fim de garantir a continuidade da produção, bem como possibilitar que Bio-Manguinhos/Fiocruz possa atuar com sua capacidade plena de produção.

Somados aos quatro lotes já recebidos este mês, a Fundação receberá mais dois nesta sexta-feira (29/10), com IFA para a produção de 9,8 milhões de vacinas e previsão de desembarque no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (RioGaleão), às 19h45, e outros três lotes, com ingrediente para cerca de 17,4 milhões de doses, que devem chegar no próximo domingo (31/10), às 5h50. 

Juntos, os dois novos embarques de IFA representam em torno de 27,2 milhões de doses. Somados aos 15,3 milhões de doses que já estão em produção e controle de qualidade, a Fiocruz dispõe- de mais 42,5 milhões de doses para imunizar a população, garantindo entregas semanais até 20 de dezembro.

Voltar ao topo Voltar