Início do conteúdo

24/05/2022

Pesquisa propõe diagnóstico rápido e fácil da tuberculose

Fiocruz Paraná


Um kit de fácil manipulação para o diagnóstico molecular da tuberculose em ambientes com pouca infraestrutura poderá em breve estar disponível para uso nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). A detecção da doença com resultados precisos, atualmente realizada em laboratórios e centros médicos, poderá ocorrer em apenas três horas. A informação é do pesquisador Alexandre Costa, do Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná), de Curitiba. “A ideia é permitir que métodos de diagnóstico moleculares sejam simples o bastante para uso no dia a dia da rede pública de saúde”, destaca ele. O objetivo, explica, é facilitar o acesso da população a testes diagnósticos de qualidade.

“Com isto, será possível atingir áreas de difícil acesso e diminuir a carga em hospitais e centros de saúde urbanos”, avalia. A solução tecnológica encontrada pelos pesquisadores alia o uso do papel de filtro para coletar amostras com um equipamento portátil de qPCR e reagentes “prontos-para-uso” em um procedimento de passos simples em curto período.

Costa lembra que "a tecnologia tem que estar a serviço da população, sempre buscando a inclusão de todos, independente do acesso geográfico ou da situação econômica”, afirma. “Esse é o ideal da Agenda 2030, cujos objetivos são aderentes à missão da Fiocruz”, completa Costa, referindo-se ao programa da ONU que define os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

O projeto, em fase de validação, está em desenvolvimento no Rio Grande do Sul, em colaboração com o serviço de diagnóstico dos Hospitais Sanatório Partenon (Porto Alegre) e Universitário, da Universidade Luterana do Brasil (Canoas), e, também, do grupo técnico do Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CDCT – Porto Alegre). Uma das principais oportunidades trazidas por este projeto é a criação de uma plataforma portátil de testes moleculares, com possibilidade de diagnóstico, no futuro, de outras doenças, como hanseníase, malária, tracoma e hepatites. O projeto é financiado por recursos de edital CPNq/Fiocruz.

A tuberculose, causada pelo bacilo Mycobacterium tuberculosis, é uma das principais fontes de mortalidade por um único organismo, afetando de forma desproporcional países de baixa e média renda per capita. Em 2016, 1,7 milhão de pessoas morreram e 10,4 milhões adoeceram com TB, sendo que 56% dos casos ocorreram em apenas cinco países: Índia, Indonésia, China, Filipinas e Paquistão.

O Brasil pertence ao grupo dos 22 países de alta carga viral priorizados pela OMS, os quais concentram 80% dos casos de TB no mundo, ocupando a 18ª posição em número total de casos. Isto representa 0,9% dos casos estimados no mundo e 33% dos estimados para as Américas.

Voltar ao topo Voltar