Início do conteúdo

06/07/2022

Presidente da Fiocruz participa de evento que fortalece acordo com Pasteur

Agência Fiocruz de Notícias


A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, participou, na segunda-feira (4/7), do simpósio comemorativo que celebrou os 60 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e os 200 anos de nascimento de Louis Pasteur. Nísia foi testemunha na assinatura de um termo que estende o acordo entre a Universidade de São Paulo (USP), a Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp) e o Instituto Pasteur pela criação da Plataforma Científica Pasteur-USP (SPPU, na sigla em inglês).

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima (à direita), no evento na Fapesp
 
 

A SPPU é uma etapa intermediária para a criação do Instituto Pasteur do Brasil, cujo projeto inicial prevê dois sítios: um no Ceará, com o Escritório Regional da Fiocruz no Estado, a Fiocruz Ceará, e um em São Paulo, tendo a USP como parceira. Em sua fala, prévia à assinatura do termo de continuidade para a SPPU, Nísia ressaltou a importância estratégica do acordo tripartite entre a Fiocruz, o Instituto Pasteur e USP, estabelecido em 2015, no que diz respeito ao potencial de aprimoramento das pesquisas realizadas pelas instituições.

“No momento em que há em todo o mundo discussões sobre preparação, resposta e recuperação diante das graves crises que se instalam nas sociedades, na perspectiva da saúde global, com equidade e justiça entre os países, o papel de nossas instituições na ciência e tecnologia em saúde e na formação de redes, precisa ser cada vez mais fortalecida”, pontuou. A presidente da Fiocruz acrescentou ter sido uma honra comemorar, no evento, os 200 anos de Louis Pasteur, no ano em que também se comemoram os 150 anos de nascimento de Oswaldo Cruz e os 60 anos de criação da Fapesp.

No simpósio, sediado na USP, o vice-presidente-executivo do Instituto Pasteur, François Romaneix; o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Jr; e o secretário-executivo de Relações Internacionais do Estado de São Paulo, Affonso Massot, também assinaram um acordo de intenções para a implantação de uma unidade do Instituto Pasteur em São Paulo. Carlotti celebrou a parceria com o Instituto Pasteur: “Temos certeza de que esse acordo aprofundará as colaborações com o Instituto Pasteur. Temos valores em comum, priorizamos a saúde pública, a pesquisa e a inovação”. 

A SPPU

Criada a partir de uma parceria científica entre o Instituto Pasteur, a USP e a Fiocruz, assinada em junho de 2015, a plataforma é voltada para o desenvolvimento de pesquisas de agentes patogênicos emergentes, cujas infecções podem provocar danos no sistema nervoso central, como os vírus da zika e da dengue, além de protozoários como os causadores da doença do sono. Hoje, a SPPU é uma célula de emergência sediada na USP em funcionamento há três anos. A plataforma é equipada com laboratórios de níveis 2 e 3 de biossegurança e integra a Rede Pasteur – composta atualmente por 33 institutos em 25 países. Como ressaltou Nísia, os trabalhos dos pesquisadores vinculados à SPPU já resultaram no desenvolvimento de novos produtos em saúde e conhecimento.

Pasteur e Fiocruz

No evento, o cônsul adjunto-geral da França, Christophe Alamelama, destacou que a colaboração do Instituto Pasteur com o Brasil deverá ser reforçada também com a criação de uma nova plataforma científica em parceria com a Fiocruz, na unidade da Fundação no Ceará. Essa nova plataforma, outra unidade do Instituto Pasteur no Brasil, já estava prevista no acordo tripartite entre a USP, Fiocruz e o Instituto Pasteur. 

Segundo a presidente da Fiocruz, “é concebível que, no próximo ano, tenhamos todas as condições científicas para desenvolver o projeto no Ceará. Com a plataforma em São Paulo, podemos fortalecer nosso trabalho no quadro do nascente Institut Pasteur du Brésil. Estamos chegando ao momento de projetar a arquitetura, mas, o mais importante, a base de um ecossistema, uma visão e um trabalho coordenados, para que, juntos, possamos fortalecer a presença do Instituto Pasteur no Brasil e a cooperação histórica com outras instituições”. Em abril deste ano foi anunciado que a Fiocruz Ceará receberia um pesquisador do Instituto Pasteur e daria início a trabalhos integrados de pesquisa, visando a instalação da Plataforma Fiocruz-Pasteur no campus da Fundação no Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza. 

“Este centro, juntamente com esta iniciativa da plataforma científica de São Paulo, ajudará a fortalecer o ambiente para a cooperação científica e a inovação; além de oferecer resultados para a sociedade, que é a nossa principal proposta” destacou Nísia em São Paulo.

Voltar ao topo Voltar