Início do conteúdo

10/08/2022

Monkeypox - Perguntas e Respostas: Transmissão

Agência Fiocruz de Notícias (AFN)


Como a doença passa dos animais para humanos?

Ela pode ser transmitida de animais para as pessoas quando entram em contato físico com um animal infectado. Os hospedeiros animais são principalmente roedores e primatas. Em países endêmicos onde os animais portam o vírus, quaisquer alimentos que contenham carne ou partes de animais devem ser cuidadosamente cozidos antes do consumo.
No Brasil, os animais silvestres, incluindo todas as espécies de macaco, não são portadores do vírus da monkeypox e, portanto, não transmitem a doença.

Como o vírus passa de uma pessoa para outra?

As pessoas podem transmitir a doença enquanto apresentam sintomas (normalmente entre duas e quatro semanas). Essa doença pode ser contraída pelo contato físico próximo com alguém que tenha sintomas. A erupção cutânea (exantema), os fluidos corporais (tais como pus ou sangue de lesões cutâneas) e as crostas são particularmente infecciosos. Roupas, roupas de cama, toalhas ou objetos como utensílios/pratos contaminados com o vírus por contato com uma pessoa infectada também podem infectar outras pessoas.

Úlceras, lesões ou feridas na boca também podem transmitir a doença, o que significa que o vírus pode se propagar pela saliva. Pode haver transmissão, portanto, no contato íntimo com alguém infectado, por meio do abraço, beijo ou mesmo carícias.

O contato muito próximo com gotículas respiratórias de uma pessoa infectada também pode ser um meio de transmissão. No entanto, a possibilidade de transmissão por vias aéreas, pela tosse, espirros ou fala ainda precisa ser melhor estudada.

O vírus também pode ser transmitido da mãe para o feto a partir da placenta, ou de um pai infectado para seu filho após o nascimento através do contato da pele. Não está claro se as pessoas que não têm sintomas podem propagar a doença.

A doença é sexualmente transmissível?

A monkeypox pode se propagar de uma pessoa para outra pelo contato físico próximo, incluindo o contato sexual. Atualmente não se sabe se a doença é transmitida por vias de transmissão sexual (sêmen ou fluidos vaginais, por exemplo), mas o contato direto da pele com a pele com lesões durante a atividade sexual pode propagar o vírus.
Às vezes, a erupção  se manifesta nos órgãos genitais e na boca, o que provavelmente contribui para a transmissão durante o contato sexual. O contato boca com pele pode, portanto, causar transmissão onde há lesões cutâneas ou bucais.

As erupções causadas pela monkeypox podem se assemelhar a algumas infecções sexualmente transmissíveis, como herpes e sífilis. Isso pode explicar por que vários dos casos do surto atual foram inicialmente identificados entre homens que buscam atenção em clínicas de saúde sexual. No entanto, qualquer pessoa que tenha contato físico próximo com alguém doente está em risco.

Quem corre o risco de contrair a doença?

Qualquer pessoa que tenha contato físico próximo com alguém com sintomas da doença corre risco de infecção. Recém-nascidos, crianças e pessoas com imunodepressão pré-existente correm o risco de desenvolverem sintomas mais graves. Profissionais de saúde também estão em maior risco devido à maior exposição ao vírus.

Fontes:
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz);
Organização Mundial da Saúde (OMS);
Organização das Nações Unidas (ONU).

Voltar ao topo Voltar