Início do conteúdo

10/08/2022

Monkeypox - Perguntas e Respostas: Sintomas

Agência Fiocruz de Notícias (AFN)


Quais são os sintomas da doença?

Os sintomas normalmente são febre, dor de cabeça intensa, dores musculares, dor nas costas, fraqueza, gânglios linfáticos inchados e erupção ou lesões cutâneas. A erupção cutânea (exantema) geralmente começa dentro de um a três dias após o início da febre. As lesões podem ser planas ou levemente elevadas, preenchidas com líquido claro ou amarelado, e depois evoluem para crostas, secam e caem. O número de lesões em uma pessoa pode variar de poucos a milhares. A erupção cutânea tende a se concentrar no rosto, palmas das mãos e plantas dos pés. Também podem ser encontradas na boca, genitais e olhos.

Os sintomas normalmente duram entre duas e quatro semanas e desaparecem sem tratamento. Se você acha que tem sintomas que podem ser varíola dos macacos, busque a orientação de um profissional de saúde. Avise-o se você teve contato próximo com alguém infectado ou com suspeita da doença.

Monkeypox pode levar à morte?

Na maioria dos casos, os sintomas da monkeypox desaparecem sozinhos em poucas semanas, mas em algumas pessoas podem provocar complicações médicas e até mesmo a morte. Recém-nascidos, crianças e pessoas com imunodepressão pré-existente correm risco de desenvolverem sintomas mais graves.

As possíveis complicações de casos graves são infecções de pele, pneumonia, confusão mental e infecções oculares que podem levar à perda da visão. Recentemente, cerca de 3% a 6% dos casos notificados provocaram morte em países endêmicos, frequentemente entre crianças ou pessoas com alguma condição crônica de saúde. É importante levar em conta que essa porcentagem pode estar subestimada, pois a vigilância em países endêmicos é limitada.

Fontes:
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz);
Organização Mundial da Saúde (OMS);
Organização das Nações Unidas (ONU).

Voltar ao topo Voltar