Início do conteúdo

24/10/2022

Editora Fiocruz é finalista do 8º Prêmio Abeu com três livros

Editora Fiocruz


A Editora Fiocruz é finalista de mais um Prêmio Abeu. A Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu) anunciou, no dia 18 de outubro, os finalistas das oito categorias da premiação. Três títulos da Editora Fiocruz lançados no ano de 2021 foram indicados.

Duas das indicações foram na categoria Ciências da Vida: o e-book Covid-19 no Brasil: cenários epidemiológicos e vigilância em saúde e o livro Vacinas. O outro finalista está na categoria Ciências Naturais e Matemáticas: é a obra Introdução à Inferência Causal em Epidemiologia: uma abordagem gráfica e contrafatual.   

Publicado em parceria com o Observatório Covid-19 Fiocruz, o volume Covid-19 no Brasil - que integra a série Informação para Ação na Covid-19 - foi organizado pelos pesquisadores Carlos Machado de Freitas, Christovam Barcellos e Daniel Antunes Maciel Villela. O e-book está disponível em acesso aberto na plataforma SciELO Livros.   

Lançado em um dos momentos mais agudos da pandemia de Covid-19, a obra Vacinas foi escrita por especialistas de diferentes gerações de pesquisadores da Fiocruz: Jorlan Fernandes, Natália Lanzarini, Akira Homma e Elba Lemos. Integrante da coleção Temas em Saúde, o título discute o papel fundamental das imunizações na prevenção e no controle de doenças infecciosas ao longo da história.

Escrito pelo médico Antônio Augusto Moura da Silva, o título Introdução à Inferência Causal em Epidemiologia mostra que as investigações sobre causalidade em epidemiologia vêm se modificando ao longo do tempo. 

Ganhadores serão anunciados no dia 18 de novembro

Os vencedores de cada categoria serão anunciados durante a cerimônia de entrega do Prêmio Abeu, que será realizada no dia 18 de novembro, às 18h, no teatro da Unibes Cultural, em São Paulo.

Criado em 2015, o Prêmio Abeu foi instituído para distinguir, anualmente, as melhores edições universitárias no âmbito do conhecimento científico e acadêmico. Com a premiação, a Abeu busca incentivar a qualificação das edições das casas editoras universitárias, bem como fomentar a produção técnico-científica, em relação tanto à excelência dos conhecimentos veiculados pelos títulos quanto à concepção estética das edições.

Acesse a lista completa de indicados de 2022

Prêmios nos anos anteriores

Nos dois últimos anos, a Editora Fiocruz foi a grande vencedora da categoria Ciências da Vida. Em 2021, com o livro Uma História das Leishmanioses no Novo Mundo: fins do século XIX aos anos 1960. Já em 2020, o ganhador foi Formulário Médico: manuscrito atribuído aos jesuítas e encontrado em uma arca da Igreja de São Francisco de Curitiba. Confira os vídeos abaixo:

Voltar ao topo Voltar