Início do conteúdo

07/11/2022

Fiocruz e escola francesa promovem seminário sobre saúde pública e coletiva

Informe Ensp


A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz) realizará, em parceria com a Escola de Altos Estudos em Saúde Pública (EHESP), da França, o seminário conjunto Questões atuais de Saúde Pública/Saúde Coletiva nesta terça e quarta-feira (8 e 9/11). O evento será na sala 410 do prédio Ernani Braga (principal da Ensp/Fiocruz no Rio de Janeiro) e terá transmissão ao vivo pelo canal da Escola no YouTube

 

O seminário conjunto será realizado no âmbito do Memorando de Entendimento (MdE) assinado em maio de 2019 para Cooperação Internacional entre a Fiocruz e a EHESP. Mas a parceria com a instituição francesa, anteriormente chamada Ensp/Rennes, começou nos anos 1990, no campo da Gestão Hospitalar. O documento mais atual, vigente até 2024, definiu as bases do acordo de cooperação entre as instituições nas áreas de ensino, pesquisa, desenvolvimento tecnológico, com ênfase nos seguintes campos: saúde e meio ambiente, gestão hospitalar e promoção da saúde. 

No dia 8 de novembro, o evento começará com falas dos diretores das instituições, Marco Menezes, da Ensp/Fiocruz, e Isabelle Richard, da EHESP. O coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), Paulo Buss, e o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Zasso Pigatto, serão os palestrantes. Depois, serão realizadas três mesas temáticas, com exposições objetivas, para oportunizar trocas entre os presentes. A primeira, à tarde, será sobre Migração, Condições de Vida e Saúde. No dia 9, as mesas terão como temas Alguns desafios e respostas dos sistemas universais de saúde, pela manhã, e Ambiente, Direitos Humanos e Saúde, no período da tarde.

“Nessa cooperação estão previstos diversos tipos de atividades que são fundamentais no processo de internacionalização da pesquisa e do ensino, processo tão caro para toda a Fiocruz. Dentre elas: a possibilidade de elaboração e execução conjunta de projetos de investigação; intercâmbios de pesquisadores, estudantes e técnicos; organização conjunta de seminários; orientação de dissertações e teses, se possível no regime de cotutela”, afirma a vice-diretora da Escola de Governo em Saúde da Ensp/Fiocruz, Marismary Horsth De Seta. Ela completa: "realização do seminário representa também uma oportunidade de, com a vinda dos colegas franceses, expandirmos a nossa cooperação". Na véspera, dia 7 de novembro, haverá uma reunião nesse sentido com a Direção, chefias de departamentos e centros da Escola.

Confira a programação completa do seminário

Voltar ao topo Voltar