Início do conteúdo

06/02/2023

Fiocruz recebe estudantes para o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

Simone Kabarite (Programa Fiocruz Mulheres e Meninas na Ciência)


Para marcar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, a Fiocruz, por meio do Programa Fiocruz Mulheres e Meninas na Ciência, promove, de 8 a 10 de fevereiro, o evento Imersão no Verão, com a participação de 100 alunas do ensino médio de escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro, que serão recebidas por profissionais em seus laboratórios e espaços de pesquisa. Para estimular o interesse e promover a inserção de jovens nas áreas de pesquisas ligadas à saúde pública, as jovens vivenciarão o cotidiano da Fundação. Ao todo, 291 estudantes de 30 municípios do estado se inscreveram para participar, interessadas em conhecer um pouco mais sobre como se faz ciência na instituição.

As atividades ocorrerão em todas as unidades técnico-científicas da Fiocruz no Rio de Janeiro. O encerramento será realizado no dia 10, sexta-feira, às 9h, com uma grande roda de conversas entre alunas e pesquisadoras para um bate-papo e trocas de experiências. Transmitido pelo canal da VideoSaúde da Fiocruz no YouTube, o evento vai contar com a participação de pesquisadoras da Fundação de todo o país. 

O evento é promovido pelo Programa Fiocruz Mulheres e Meninas na Ciência, da Coordenação de Divulgação Científica, vinculada à Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (Vpeic/Fiocruz). E está em consonância como as políticas afirmativas para educação da instituição, orientadas pela busca por uma sociedade mais justa, equânime e inclusiva.

Para Letícia Meirelles, moradora de Manguinhos e participante do evento Meninas Negras na Ciência, coordenado pela pesquisadora Hilda Gomes, e parte da programação do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência em 2020, o Programa abriu diversas portas para a sua trajetória estudantil. “O projeto foi de suma importância na minha vida. Tive a oportunidade de conhecer laboratórios, cientistas negras, periféricas que fizeram toda a diferença, que me inspiraram e encorajaram a seguir carreira científica. No final do ano, eu vou prestar vestibular para medicina, na UERJ, e a Fiocruz me possibilitou viver esse momento”, afirmou.

A coordenadora do Programa Fiocruz Mulheres e Meninas na Ciência, Cristina Araripe, destaca a importância do evento deste ano, que volta a ser presencial, após dois anos no formato virtual, em função da pandemia. "Estamos, finalmente, retornando às atividades presenciais plenas e, com isso, muito animadas e otimistas em relação ao Imersão no Verão 2023.Abriremos as portas da Fiocruz durante três dias para receber 100 jovens estudantes do ensino médio nos nossos espaços de pesquisa".

Cristina ressalta a participação das unidades e de diversas áreas da instituição para o sucesso do evento. “Além dos laboratórios, das unidades de saúde, dos ambulatórios e das unidades de produção de vacinas, imunológicos e medicamentos, mobilizamos equipes inteiras das áreas de gestão, comunicação e informação para nos apoiarem com a organização de ações educativas voltadas para o incentivo ao diálogo. É muito importante para a nossa instituição essa aproximação com a educação básica, em especial, com a juventude que tem curiosidade e interesse em conhecer mais a ciência que fazemos”, destacou.

“O fazer científico é uma das atividades que mais demandam preparação por parte daqueles que querem se dedicar à pesquisa. E começar cedo, ainda na educação básica, é algo muito promissor. Queremos despertar interesse nas jovens e assim contribuir para escolhas profissionais que as aproximem da ciência”, concluiu.

A data do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência – 11 de fevereiro – foi instituída em 2015 pela ONU, e desde 2019 integra o calendário Fiocruz. Sob a liderança da Unesco e da ONU Mulheres, a efeméride é celebrada em diversos países, com a colaboração de instituições e parceiros da sociedade civil. Com o objetivo de dar visibilidade ao papel e às contribuições das mulheres na ciência e tecnologia, a data busca reafirmar e fortalecer a participação de jovens no âmbito científico.

Programação
8 de fevereiro
8h30 – Credenciamento e boas-vindas no Centro de Recepção do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz (próximo à portaria principal)
10h – Visita aos espaços históricos e ao Museu da Vida 
13h – Atividades nos espaços de pesquisas e laboratórios
16h – Encerramento

9 de fevereiro
8h30 – Centro de Recepção do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz (próximo à portaria principal)
9h – Atividades nos espaços de pesquisas e laboratórios 
16h – Encerramento 

10 de fevereiro
8h30 – Centro de Recepção do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz (próximo à portaria principal)
9h – Roda de conversas: Diversidade de Vozes - Tenda Luís Fernando Ferreira na Escola Politécnica de Saúde Pública Joaquim Venâncio (próximo à portaria da Rua Leopoldo Bulhões
13h30 – Encerramento

Mais informações sobre o evento Imersão no Verão podem ser obtidas na página do Programa Fiocruz Mulheres e Meninas na Ciência.

Voltar ao topo Voltar