Início do conteúdo

02/05/2023

Guia de Centros e Museus de Ciência da AL e Caribe ganha nova edição

Haendel Gomes (COC/Fiocruz)


O Guia de Centros e Museus de Ciência da América Latina e do Caribe 2023 - Guía de Centros y Museos de Ciencia de América Latina y el Caribe 2023 – ganha nova edição e apresenta 448 museus e centros de ciências da região. A publicação sofreu uma mudança importante em relação à última versão de 2015. Com objetivo de estimular a curiosidade dos leitores sobre idiomas tão próximos, os organizadores decidiram fazer apenas uma edição, sem tradução. Dessa forma, o português foi utilizado nos textos de museus brasileiros e o espanhol nos verbetes dos museus de outros países. O Guia será lançado em 16 de maio, às 11h (horário na Argentina, Brasil e Uruguai), às 8h (México) e 9h (Colômbia), com transmissão ao vivo pelo YouTube da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e participação dos organizadores.

Os organizadores da publicação são os pesquisadores Luisa Massarani, coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia e Casa de Oswaldo Cruz (INCT-CPTC/COC/Fiocruz), Mariana de Souza Lima (INCT-CPTC), Ma. de Lourdes Patiño-Barba, da Red de Popularización de la Ciencia y Tecnología en América Latina y el Caribe (RedPOP), Rodrigo Arantes Reis, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC), Luís Amorim e Marina Ramalho (Museu da Vida Fiocruz/COC/Fiocruz).

Outra novidade é que, nesta edição, alguns museus virtuais se apresentaram. De acordo com os organizadores, eles optaram por mantê-los, visto as adaptações/reconfigurações do mundo dos museus em tempos de pandemia. O Guia de 2023 traz ainda informações sobre acessibilidade, uma novidade em relação à versão anterior.

O Guia 2023 

Para a nova edição, os organizadores fizeram um levantamento anterior dos museus de ciência da América Latina, chegando a um total de 1.896 espaços distribuídos na região. Cada um recebeu um convite para participar do guia. Também foram feitas chamadas por meio das redes sociais. 

Nesta versão do Guia de Centros e Museus de Ciência da América Latina e Caribe 2023 - Guía de Centros y Museos de Ciencia de América Latina y el Caribe 2023, foram incluídas as instituições que responderam ao convite e enviaram informações aos organizadores. Segundo eles, apenas em poucos casos pontuais foram acrescentados museus a partir de informações disponíveis em seus sites.  

Portanto, advertem, “este não é – e nem pretende ser – um guia exaustivo dos museus de ciência da região”. 

Visão ampla de museu 

Museus de ciência são entendidos neste guia de forma ampla: museus de história natural, museus de tecnologia, museus de antropologia, museus de arqueologia, museus de etnografia, museus históricos, centros interativos, jardins botânicos, aquários, planetários, zoológicos, centros de educação ambiental, parques ambientais e outros. 
Com a participação de um pool de instituições, o guia iniciou com uma publicação focada no Brasil. A primeira edição foi lançada em 2005 e a segunda, em 2009. Em 2015, tornou-se um guia para toda a região latino-americana. 

O Guia é uma realização do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), da Red de Popularización de la Ciencia y Tecnología en América Latina y el Caribe (RedPOP), da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC) e do Museu da Vida Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz /Fiocruz. A publicação tem apoio da Unesco, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). 

Serviço: 
Lançamento: Guia de Centros e Museus de Ciência da América Latina e do Caribe 2023 - Guía de Centros y Museos de Ciencia de América Latina y el Caribe 2023;
Data: 16/5; 
Horário: 11h (horário na Argentina, Brasil e Uruguai), às 8h (México) e 9h (Colômbia);
Transmissão ao vivo: YouTube Casa de Oswaldo Cruz.

Voltar ao topo Voltar