Início do conteúdo

16/05/2023

'Ecoar – Diálogos de Cidadania' de maio aborda uso de evidências científicas na Atenção Domiciliar

Roberta Raupp (Icict/Fiocruz)


‌O décimo quinto episódio do programa Ecoar – Diálogos de Cidadania vai ao ar na próxima quarta-feira (17/5), às 14h, e traz uma importante discussão: de que forma o uso de evidências científicas pode fortalecer e contribuir com a implementação de políticas públicas específicas, que garantam ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) ter uma atenção domiciliar com estratégias de cuidado efetivas e satisfatórias? O debate é promovido pelo Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social (Nippis), uma iniciativa conjunta do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e do Centro Universitário Arthur de Sá Earp Neto (Unifase).

Com o tema Estratégias de Cuidado na Atenção Domiciliar: como usar evidências científicas para pensar políticas públicas, o episódio será transmitido ao vivo pelos canais da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz e da Unifase no YouTube. Conta, ainda, com autodescrição feita pelos participantes do programa, intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e estenotipia (legendagem ao vivo).

Participam da conversa três especialistas para compartilhar suas experiências sobre o assunto, que ganha uma relevância ainda maior quando se refere aos cuidados intensivos que envolvem práticas de reabilitação, como, por exemplo, o restabelecimento da funcionalidade na atenção domiciliar, no âmbito do SUS. São elas: Mariana Gabriel, pesquisadora do Nippis, doutora em Ciências Odontológicas, com pós-doutorado em Odontologia Social, e vice-coordenadora do Núcleo de Evidência em Saúde Bucal (NEV-SB) da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP); Maritsa Bortoli, nutricionista, doutora em Ciência dos Alimentos e diretora de Saúde do Centro de Tecnologias de Saúde para o SUS-SP, no Instituto de Saúde da Secretaria do Estado de Saúde de São Paulo; e Sandra Regina Gomes, fonoaudióloga, mestre em Gestão e Políticas Públicas, com doutorado em andamento na Universidade de Brasília (UnB), e diretora, além de fundadora, da Longevida - consultoria na área do Envelhecimento.

A conversa será mediada pelo apresentador Tuca Munhoz, comunicador, ativista pelos direitos humanos e homem com deficiência.

Ecoar - Diálogos de Cidadania

O Ecoar - Diálogos de Cidadania é um projeto cultural-informativo do Nippis (Icict/Fiocruz) e Unifase, produzido por Cristina Rabelais, Tuca Munhoz e Daniele Novaes, que busca reverberar informações sobre direitos humanos e cidadania. Apoiado pelo Sistema Nacional de Informação sobre Deficiência (SISDEF), o Ecoar faz parte da estratégia de divulgação de informações e tradução do conhecimento para a implementação de políticas públicas e empoderamento da população, com foco no segmento de pessoas com deficiência e em temáticas de inclusão social.

Serviço: 
15º episódio do Programa Ecoar - Diálogos de Cidadania
Tema: Estratégias de Cuidado na Atenção Domiciliar: como usar evidências científicas para pensar políticas públicas
Data: 17 de maio (quarta-feira), às 14h
Como assistir: transmissão ao vivo pelos canais da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz e da Unifase no YouTube.
Sugestões de pauta, críticas, elogios e demais comentários podem ser encaminhados pelo e-mail ecoar.nippis@gmail.com.

Voltar ao topo Voltar