Início do conteúdo

08/08/2023

5º Fórum Fiocruz de Memória debate 'Memória, construção do futuro'

Cristiane Albuquerque (COC/Fiocruz)


Nos dias 15 e 16 de agosto, a quinta edição do Fórum Fiocruz de Memória discute o tema Memória, construção do futuro. O evento será realizado a partir das 9h no auditório do Museu da Vida Fiocruz, no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro. Palestras, exibição de vídeo, lançamento de iniciativas de valorização da memória e minicursos para convidados fazem parte da programação.

Espaço de reflexão, compartilhamento e divulgação de experiências em curso na Fiocruz sobre seus desejos e lugares de memória, o Fórum integra a Política de Memória Institucional da Fundação. Aprovado em 2019, o documento orienta as iniciativas que visam recuperar, registrar, valorizar e difundir a memória da Fiocruz.

A mesa de abertura contará com a presença da vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Machado, do diretor da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), Marcos José de Araújo Pinheiro, e do coordenador da Coordenação Executiva da Política de Memória Institucional da Fiocruz, Diego Bevilaqua.

Memória institucional: panorama da produção recente da Fiocruz

Realizado na semana em que a Fundação celebra o aniversário de nascimento de Oswaldo Cruz (5 de agosto de 1872), o Fórum inclui em sua programação a sessão Memória institucional na Fiocruz: lançamentos e panorama, coordenada por Raquel Aguiar, coordenadora de Comunicação e Jornalismo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Na ocasião será exibido o vídeo Expressões de memória: panorama da produção recente da Fiocruz.

Em seguida, diversas unidades da Fiocruz apresentarão iniciativas de valorização da memória institucional, incluindo o pré-lançamento do catálogo digital Marcas de Oswaldo Cruz – realização conjunta do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) e da COC/Fiocruz – e das atividades comemorativas do centenário do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). 

Na ocasião, serão lançadas também as séries Trajetórias de Manguinhos, do Centro de Estudos do IOC, e Fiocruz Preservando o Patrimônio das Ciências e da Saúde, produzida pela COC/Fiocruz, além da exposição virtual 66 anos da Fiocruz Bahia.

Na mesa-redonda Experiências em memória institucional, Ana Paula Goulart Ribeiro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Fabrício Ribeiro, do Sesc São Paulo, apresentarão os temas Memória empresarial: práticas e desafios conceituais e O lugar da memória em instituições culturais e socioeducativas: a experiência do Sesc São Paulo, respectivamente. A mediação será de Lucina Matos (Cogepe/Fiocruz).

Representantes das unidades da Fiocruz participam de minicursos

Dois minicursos serão oferecidos a convidados durante o fórum. O primeiro – Projetos e acervos de história oral em ações de memória institucional: uma introdução – será ministrado por Verena Alberti, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), na tarde de 15 de agosto.

No dia 16, representantes das unidades da Fiocruz de todo o Brasil participarão do minicurso Acervos na Política de Memória da Fiocruz. Pela manhã, Fátima Duarte de Almeida e Maria Claudia Santiago (Icict/Fiocruz) falam sobre acervos bibliográficos e memória. Em seguida, Karina Veras Praxedes (COC/Fiocruz) discute o papel dos arquivos na construção da memória institucional e a gestão de documentos.

À tarde, Aline Lacerda e Inês Nogueira (COC/Fiocruz) abordarão, respectivamente, os temas O papel dos arquivos na construção da memória institucional: o arquivo permanente e seus usos culturais e Objetos e memória institucional: intercâmbios possíveis.

Confira a programação completa

Voltar ao topo Voltar