Início do conteúdo

18/06/2024

Pós em Ensino em Biociências e Saúde leva doutorado ao Piauí

Max Gomes (IOC/Fiocruz)


Profissionais do Piauí terão nova oportunidade de desenvolver habilidades para docência de ensino superior e conduzir pesquisas originais e independentes em doutorado inédito no estado nordestino. O Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), divulga Chamada de Seleção para o Doutorado Interinstitucional (Dinter) 2024.

As inscrições podem ser realizadas entre 8 e 26 de julho de 2024. Serão oferecidas até 10 vagas direcionadas a servidores docentes e técnicos administrativos da UFPI e demais servidores públicos do estado. O curso será presencial no campus Ministro Petrônio Portella da UFPI, em Teresina.

O novo Dinter foi anunciado no dia 26 de abril com o pré-lançamento do edital durante as celebrações dos 20 anos da PGEBS. A iniciativa é viabilizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que promove a regionalização a partir da formação de recursos humanos qualificados fora de locais onde as redes de ensino e pesquisa já estão consolidadas.

Ensino em Biociências e Saúde

A PGEBS tem como objetivo formar pesquisadores de alto nível científico, autônomos e inovadores, capazes de formular, planejar e desenvolver projetos de pesquisas, novas metodologias e produtos para educação e divulgação científica, visando uma efetiva apropriação social do conhecimento.

O Programa tem concentração nas áreas de Ciência e Arte; Ciências Sociais e Humanas Aplicadas ao Ensino em Biociências e Saúde; Divulgação, Popularização e Jornalismo Científico; Ensino e Aprendizagem em Biociências e Saúde.

Dinter

O Dinter faz parte dos Projetos de Cooperação entre Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior (PCI) da Capes.

Seu objetivo central é facilitar a formação de doutores para integrarem o corpo docente permanente de instituições distantes dos grandes centros de ensino e pesquisa, visando reduzir as atuais disparidades.

Além disso, a iniciativa busca incentivar a produção acadêmica e fortalecer, nas instituições beneficiadas, linhas de pesquisas que abordem as demandas ligadas ao desenvolvimento local e regional. Saiba mais.

Voltar ao topo Voltar