15/10/2024
De 11 a 12 de novembro, o Instituto Carlos Chagas (Fiocruz Paraná) promove o Simpósio de Medicina de Precisão e Terapias Avançadas em Doenças Raras em Curitiba. O evento científico é aberto ao público e tem como objetivo reunir estudantes, pesquisadores e associações de pacientes para discutir os avanços mais recentes no diagnóstico e tratamento de doenças raras. Os debates abordarão inovações em terapias avançadas, com foco na medicina de precisão e na ampliação do acesso a soluções terapêuticas.
Pesquisadora da Fiocruz Paraná e uma das organizadoras do encontro, Patrícia Shigunov destaca a relevância da iniciativa. “O evento reunirá renomados especialistas para discutir os avanços na área, abordando temas como os desafios no atendimento de pacientes, avanços em terapia gênica, uso de células-tronco e edição genética serão abordados por palestrantes”, diz.
São consideradas doenças raras aquelas que afetam até 65 pessoas em cada grupo de cem mil indivíduos, ou seja, 1,3 pessoa para cada 2 mil indivíduos. Estima-se que existam entre 6 mil e 8mil tipos diferentes dessas doenças em todo o mundo. A complexidade está na ampla diversidade de sinais e sintomas, que variam não apenas de doença para doença, mas também de pessoa para pessoa que compartilha a mesma condição.
A Fiocruz Paraná desenvolve pesquisa na área, com foco no mapeamento genético na busca de tratamentos mais eficazes, e coordena o Centro de Saúde Pública de Precisão, que está sendo estruturado para contribuir no futuro no diagnóstico mais ágil desse grupo de enfermidades.
A atividades do simpósio serão iniciadas no dia 11 de novembro, com uma série de palestras sobre terapias avançadas no tratamento de doenças raras. No dia seguinte, as discussões serão voltadas para o papel da medicina de precisão no diagnóstico dessas condições.
Confira a programação:
11 de novembro – Terapias avançadas no tratamento de doenças raras
Moderadora: Patrícia Shigunov
13h15 – Abertura
13h30 – Ambulatório de Doenças Raras – Conquistas e Desafios – Mara Lúcia S. F. Santos (Hospital Pequeno Príncipe)
14h – O sequenciamento do genoma e as doenças genéticas – Salmo Raskin (UFPR)
14h30 – Terapia Gênica para doenças raras: status atual e futuro – Guilherme Baldo (UFRGS)
15h – Estudos aplicados de fármacos e ferramentas genéticas – Patricia Shigunov (Fiocruz Paraná)
15h30 – O poder das células-tronco e edição genética – Julie Mathieu (University of Washington)
12 de novembro – Medicina de precisão no diagnóstico de doenças genéticas
Moderador: Bruno Dallagiovanna
13h30 – Centro de Saúde Pública de Precisão e o SUS – Fábio Passetti (Fiocruz Paraná)
14h – Living lab na saúde de precisão – David Livingstone (IPEC)
14h30 – RENOMIEII: Ampliando as fronteiras na medicina de precisão – Zilton Farias Meira de Vasconcelos (IFF/Fiocruz)
15h – Estratégias de terapias avançadas na Fiocruz – Marco Krieger (Fiocruz)
15h30 – O modelo dos NAPIs na saúde – Luiz Marcio Spinosa (Fundação Araucária)