Início do conteúdo

06/07/2011

Inaugurado observatório de saúde para o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro


Dando continuidade às atividades do projeto de intervenção técnico-científica do Plano de Monitoramento Epidemiológico da Área de Influência do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), a Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) inaugurou, nesta segunda-feira (4/7), as novas instalações do Observatório de Situações de Saúde de Cachoeiras de Macacu, criado em parceria com a prefeitura do município. O observatório está inserido no Laboratório de Monitoramento Epidemiológico de Grandes Projetos de Desenvolvimento da Ensp (LabMep) e dará apoio às atividades de vigilância epidemiológica do Comperj, além capacitar recursos humanos por meio do mestrado profissional em vigilância em Ssaúde na Região Leste do Estado do Rio de Janeiro, coordenado pelos pesquisadores Luciano Toledo e André Périssé. Antes da inauguração, o pesquisador Paulo Sabroza ministrou a conferência Situação de alguns indicadores de saúde na área de monitoramento epidemiológico do Comperj, que marcou o início das aulas do mestrado na região (o primeiro módulo do curso sobre políticas de saúde com ênfase em saúde ambiental foi realizado na Ensp).


 Maquete mostra as instalações do futuro Comperj

Maquete mostra as instalações do futuro Comperj


O Observatório de Situações de Saúde contará com modernas instalações, incluindo 23 computadores e recursos para utilização de técnicas de avaliação de geoprocessamento em saúde, além de oferecer cursos de interpretação de imagem de satélite. De acordo com o coordenador-geral do Plano de Monitoramento do Comperj, Luciano Toledo, a atuação do LabMep/Ensp está voltada para o acompanhamento de agravos considerados sensíveis à população, como as transformações socioambientais, o aumento da violência, dos acidentes de transporte, da ocupação dos espaços urbanos, o consumo de drogas e demais aspectos relacionados à saúde e às consequências que um grande projeto de desenvolvimento como o Comperj pode trazer para a região.


A atividade coincide com o segundo módulo do mestrado, que será coordenado pela pesquisadora da Ensp Elisabeth Artmann e terá o tema Planejamento e gestão em saúde. A turma é composta por 20 alunos, e as aulas serão ministradas durante uma semana por mês no município de Cachoeiras de Macacu. O Observatório de Situação de Saúde em Cachoeiras de Macacu está localizado na Rua Manuel Delfim Sarmento 212, no Centro.


Publicado em 4/7/2011. 

Voltar ao topo Voltar