12/02/2007
Denise Monteiro
A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) da Fiocruz obteve o melhor rendimento entre as escolas públicas do município do Rio de Janeiro no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). A EPSJV alcançou a média geral de 67,86 pontos, de acordo com os resultados divulgados nesta quarta-feira (07/02), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
|
Alunos de ensino médio em aula prática em laboratório (Foto: EPSJV) |
Segundo o diretor da EPSJV, André Malhão, a posição ocupada pela Escola “é o resultado de um projeto de educação de ensino pleno e de sociedade. Acreditamos e investimos no conhecimento como forma de buscar uma sociedade menos desigual”. Malhão considera a boa infra-estrutura da EPSJV, o compromisso dos professores com o projeto político pedagógico da unidade e o esforço dos alunos na superação de dificuldades como fatores que colaboram para o índice praticamente nulo de reprovações e evasão escolar apresentados pela Escola.
|
Prédio da Escola Politécnica no campus da Fiocruz, em Manguinhos (Foto: Ana Limp) |
Participaram do exame os alunos que concluíram o ensino médio no ano passado e também os que já haviam concluído o ensino médio em anos anteriores. A prova do Enem é um dos critérios que permitem a estudantes de baixa renda se inscreverem no Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de ensino superior privadas. A nota mínima que deve ser alcançada no Enem para conseguir uma bolsa no ProUni este ano é de 45 pontos.