Início do conteúdo

10/10/2006

Prêmio Sergio Arouca: inscrições prorrogadas


A Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (Segep) do Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) lançaram o Prêmio Sergio Arouca de Gestão Participativa no Sistema Único de Saúde 2006, como forma de incentivar esta modalidade de gestão que está na base do ideário da Reforma Sanitária. As inscrições podem ser feitas até 30 de outubro. A premiação ocorrerá em fevereiro de 2007.


A gestão participativa no Sistema Único de Saúde (SUS) põe na agenda política da democracia brasileira uma construção filosófica e política que sempre esteve presente no pensamento e nos atos do sanitarista Antônio Sergio da Silva Arouca. Para muitos que guardam sua lembrança, ele é, de maneira carinhosa, um dos construtores do ideário da Reforma Sanitária Brasileira; o parlamentar em defesa da saúde, da ética e das transformações na sociedade brasileira e, ainda, o companheiro dos movimentos sociais e da militância. Por esse histórico, Arouca foi o primeiro que esteve à frente da Secretaria de Gestão Participativa.


A iniciativa visa reconhecer, premiar e divulgar trabalhos que relatem e analisem experiências exitosas de gestão participativa em serviços, organizações, movimentos sociais ou sistemas de saúde e trabalhos acadêmicos sobre o tema no SUS. O Prêmio está organizado em duas categorias: Experiências exitosas de gestão participativa implementadas há pelo menos um ano, em serviços, organizações ou sistemas de saúde e Trabalhos acadêmicos, a serem apresentados em forma de monografia ou artigo. Os trabalhos deverão ser inéditos.


A categoria Experiências exitosas de gestão participativa é aberta a profissionais de saúde, conselheiros de saúde, usuários, estudantes e outros interessados. A categoria Trabalho Trabalhos acadêmicos é aberta a pesquisadores, estudiosos e trabalhadores de saúde, para apresentação de monografias ou artigos inéditos referentes à temática de gestão participativa, sendo aceitas abordagens diversas como, por exemplo, revisão bibliográfica; reflexão crítica, conceitual e experimental, entre outras.


Leia mais:


Biblioteca Virtual Sergio Arouca


Fonte: Agência Saúde/MS

Voltar ao topo Voltar