Início do conteúdo

02/08/2013

Instituto Fernandes Figueira comemora a Semana Mundial de Aleitamento Materno

Irene Kalil


O Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) realiza, na manhã desta terça-feira (6/8), a comemoração da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2013 (Smam), cujo tema este ano é Apoio às mães que amamentam: próximo, contínuo e oportuno!, que aponta para a valorização dos círculos de apoio à mulher. Tradicionalmente oferecido pela família, nas sociedades cada vez mais urbanizadas o suporte precisa ser ampliado, abrangendo profissionais de saúde capacitados, líderes comunitários, amigas que também são mães e companheiros.

Nesta edição da campanha os objetivos são a conscientização sobre a importância dos grupos de mães ou de aconselhamento em amamentação para o apoio à mulher no início e manutenção do aleitamento materno, entre outros temas.
 

Criada em 1992, a Smam é celebrada atualmente em mais de 170 países entre os dias 1º e 7 de agosto. Nesta edição da campanha os objetivos são a conscientização sobre a importância dos grupos de mães ou de aconselhamento em amamentação para o apoio à mulher no início e manutenção do aleitamento materno; a capacitação de profissionais de diversas especialidades que promovem e apoiam a amamentação; a informação da população sobre os benefícios do apoio às mães que amamentam; a identificação dos apoios comunitários; e a convocação de governos e estabelecimentos de saúde para o cumprimento dos dez passos para uma amamentação bem-sucedida, especialmente no que se refere à melhoria da duração e dos índices do aleitamento materno exclusivo. No IFF, o evento estará centrado na discussão sobre o aconselhamento amplo e continuado em amamentação, abordando temas como o protagonismo da mulher e sua rede de apoio, o aconselhamento em grupos de mães e gestantes, a relação entre os grupos de apoio à amamentação e os fatores associados ao aleitamento materno exclusivo e aspectos da política municipal de aleitamento materno.

A mesa de abertura contará com as presenças da coordenadora do Grupo Técnico Interinstitucional de Aleitamento Materno do Estado do Rio de Janeiro, Gisele Barbosa, da coordenadora de aleitamento materno do município do Rio de Janeiro, Rosane Rito, do diretor do Instituto, Carlos Maciel, do vice-diretor de Atenção à Saúde, Eduardo Novaes, e do coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH) e do Programa Ibero-americano de Bancos de Leite Humano (IberBLH), João Aprígio de Almeida. A comemoração é gratuita e aberta à participação de profissionais e usuários da unidade e do público em geral.

Sobre a Smam

Durante o encontro Amamentação na Década de 1990: uma Iniciativa Global, organizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef) em Florença, na Itália, organizações não-governamentais e governos assinaram, em 1º de agosto de 1990, a Declaração de Innocenti. O documento, cujo principal objetivo era reduzir a morbimortalidade infantil, sobretudo nos países em desenvolvimento, definia os períodos ideais de aleitamento materno (exclusivo por 6 meses e complementado por 2 anos de idade ou mais) e ressaltava a importância de as mulheres serem estimuladas e informadas sobre os benefícios da amamentação.

Para alcançar os objetivos estabelecidos na Declaração de Innocenti, OMS e Unicef consideravam necessário um processo de conscientização das mulheres por meio de estratégias de mobilização e apoio às mães, como formulação de políticas nacionais de aleitamento materno, estabelecimento de metas e elaboração de campanhas informativas. Diante desse desafio, surge, em 1991, a Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (em inglês World Alliance for Breastfeeding Action – Waba), organização com sede na Malásia que interliga as diversas entidades voltadas à promoção da amamentação.

Um dos desdobramentos mais significativos dessa coalizão foi a criação da Semana Mundial de Aleitamento Materno (Smam). A Waba realiza a coordenação do evento, que envolve a escolha do tema e do slogan anual de cada campanha, a seleção de fontes especializadas para prestar consultoria sobre assuntos específicos e a preparação e disseminação de materiais de divulgação, como peças publicitárias. Os materiais de promoção têm como objetivo estimular a ação entre grupos locais, governos e outras organizações nas atividades da Smam nos diferentes países.

Programação

11h: mesa de abertura
Carlos Maciel – diretor do IFF
Eduardo Novaes – vice-diretor de Atenção à Saúde do IFF
João Aprígio de Almeida – coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano
Rosane Rito – coordenadora de Aleitamento Materno do município do Rio de Janeiro
Gisele Barbosa – coordenadora do Grupo Técnico Interinstitucional de Aleitamento Materno do Estado do Rio de Janeiro

11h10: mesa-redonda: Experiências e vivências na perspectiva dos Círculos de Apoio às Mães
Moderador: João Aprígio de Almeida

Aspectos da política municipal de aleitamento materno – Rosane Rito

Grupos de apoio à amamentação e fatores associados ao aleitamento materno exclusivo – Rosane Siqueira

Aconselhamento com grupos de mães no Alojamento Conjunto e de gestantes no BLH/IFF – Silvia Braña Lopez

Protagonismo da mulher e sua rede de apoio à amamentação – Alessandra Gomes, mãe de Davi

12h50: encerramento das atividades

Local: anfiteatro A do Centro de Estudos Olinto de Oliveira (CEOO)
Avenida Rui Barbosa 716, Flamengo
Informações: (21) 2554-1703

Voltar ao topo Voltar