19/08/2014
Haendel Gomes /Ascom COC
O projeto Ciência Móvel é um museu itinerante de ciências da Fiocruz. O proejeto oferece atividades interativas, lúdicas e divertidas ao público: esquetes teatrais com os atores da Companhia Ziripitó, a experiência no girotec (simula exercícios que dão a sensação de antigravidade), o planetário inflável, o jogo das vacinas, as exposições dengue e energia, a bancada de microscopia, os tubos musicais e outros módulos levados a bordo de uma carreta de 13,5 metros de comprimento. O projeto ficará aberto à visitação, gratuitamente, na Escola Professor Rubens José Vervloet Gomes (a Vila Olímpica da cidade), de 20 a 23 de agosto.
O projeto Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos conta com as parcerias da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e de Bio-Manguinhos e o patrocínio da Sanofi e IBM
Desde 2007 quando foi lançado pelo Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), mais de 620 mil pessoas já participaram das atividades em municípios dos estados da região Sudeste onde não há esse tipo de equipamento para a divulgação científica. Entre as novidades, estão os esquetes sobre a ciência com a Cia. Ziripitó de teatro, que se inspira na Commedia dell’Arte para elaborar suas performances. Também recentemente incorporada ao projeto, outra atividade importante é o jogo das vacinas, que foi desenvolvido com o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos). Com a proposta de difundir informações sobre vacinação para o público infantil, seguindo o calendário do Ministério da Saúde, o jogo do tipo ludo organiza as crianças como suas peças fundamentais. Os pequenos também podem conhecer características do universo microbiológico e entender a importância das vacinas na prevenção de doenças causadas por micro-organismos, como vírus e bactérias.
Com uma população de pouco mais de 414 mil habitantes, a cidade de Vila Velha fica a 12 quilômetros da capital, Vitória. Está próxima também de Cariacica, Guarapari e Viana. Segundo a prefeitura de Vila Velha, a rede oficial do município possui cerca de 40 mil alunos matriculados no ensino fundamental. O projeto Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos - aprovado pela Lei Rouanet (Ministério da Cultura) - conta com as parcerias da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e de Bio-Manguinhos e o patrocínio da Sanofi e IBM.
Serviço
Projeto Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos
Atendimento: de 20 a 23 de agosto, das 8h às 11h, e das 13h40 às 16h40
Local: Escola Professor Rubens José Vervloet Gomes (Vila Olímpica)
Endereço: Rua Almirante Tamandaré, s/nº, bairro Soteco - Vila Velha (ES)