Início do conteúdo

25/09/2017

'Detecção precoce e manejo clínico da sepse' é o tema do Webinar Proqualis em setembro (27/9)

Isis Breves (Proqualis/Icict/Fiocruz)


Detecção Precoce e Manejo Clínico da Sepse é o assunto que será abordado no Webinar Proqualis do Instituto de Comunicação e Informação Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), que acontecerá nesta quarta-feira (27/9), às 14h. A palestra será apresentada por Andre Luis Negrão Albanez, diretor médico do Hospital São Luiz Morumbi da Rede D'Or. A sepse é um problema grave de saúde e por isso, em maio deste ano (2017), a Organização Mundial de Saúde (OMS) incluiu o problema entre as prioridades de saúde mundiais e publicou o documento Melhora da prevenção, diagnóstico e tratamento da sepse.

O grande desafio para o combate à sepse nos serviços de saúde é a identificação rápida da doença e o tratamento adequado. Dados divulgados pelo Instituto Latino Americano de Sepse (Ilas) impressionam: estima-se cerca de 670 mil casos no Brasil por ano. A maioria dos casos refere-se a pacientes atendidos em serviços de urgência e emergência. Segundo o Ilas, a letalidade por sepse de pacientes provenientes desses serviços de instituições públicas brasileiras é de 51,7%.

Na palesta, Albanez falará sobre estratégias para prevenção e tratamento da sepse através da implementação de Protocolo da Sepse da Rede D'Or. Abordará também o desafio de treinamento das equipes para identificar precocemente a doença e oferecer o tratamento adequado, no momento adequado, e salvar vidas. 

Para ter acesso ao webinar, acesse o Portal Proqualis, onde será disponibilizado o link para participação, na data e horário do evento; ou assista pela transmissão ao vivo pela página do Proqualis no Facebook.

Saiba mais sobre a sepse aqui
 

Voltar ao topo Voltar