Início do conteúdo

15/12/2006

Nova área ampliará capacidade de fabricação de medicamentos

Tais Motta


Nesta terça-feira (12/12) o Instituto de Tecnologia em Fármacos da Fiocruz (Farmanguinhos) inaugurou a sua área de produção por via seca. Esta é a primeira linha completa instalada em uma área de 752 metros quadrados. O investimento de R$ 1,1 milhão vai garantir um aumento de 131% da capacidade potencial de fabricação dos medicamentos que abastecem o Sistema Único de Saúde e o programa Farmácia Popular do Brasil.


 Um dos prédios do Complexo Tecnológico de Medicamentos de Jacarepaguá (Foto: André Az)

Um dos prédios do Complexo Tecnológico de Medicamentos de Jacarepaguá (Foto: André Az)


Três novas iniciativas de Farmanguinhos foram divulgadas no evento: o acordo de produção de insulina humana recombinante; a celebração do contrato com o DNDi, para produção de medicamentos contra malária, que é uma iniciativa para desenvolvimento de drogas para combate a doenças negligenciadas; e a assinatura de protocolo de intenções entre os laboratórios das Forças Armadas para desenvolvimento de medicamentos estratégicos.


Também foram abertos os festejos dos 30 anos da institucionalização de Farmanguinhos, com lançamento de selo comemorativo. Farmanguinhos homenageou o pesquisador Benjamin Gilbert, do Grupo de Plantas Naturais, o médico Wilson Fadul, ministro da Saúde no governo João Goulart, e o vice-presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina (Abifina), Nelson Brasil de Oliveira. Também foi prestada uma homenagem póstuma ao veterinário e entomologista Sebastião de Oliveira, pesquisador da Fiocruz.

Voltar ao topo Voltar