Início do conteúdo

02/06/2011

Nova edição da revista 'Cadernos de Saúde Pública' está disponível na internet

Informe Ensp


O volume 27, fascículo 4, da revista Cadernos de Saúde Pública (CSP) já está disponível no portal da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz). O editorial desta edição é uma reflexão sobre a promoção da atividade física no Brasil. São dois os artigos de revisão: o primeiro discute mortalidade materna no Brasil nos últimos 30 anos e o segundo fala sobre as contribuições de estudos sobre demanda de alimentos à formulação de políticas públicas de nutrição. Os artigos de pesquisa tratam de temas como saúde da mulher, gastos em saúde, nutrição, medicamentos, saúde do idoso, serviços de saúde, saúde do trabalhador, entre outros. A revista pode ser acessada aqui.



As pesquisadoras da Ensp/Fiocruz Paula Chagas Bortolon e Carla Lourenço Tavares de Andrade, junto com Carlos Augusto Ferreira de Andrade, do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec/Fiocruz), são responsáveis pelo artigo O perfil das internações do SUS para fratura osteoporótica de fêmur em idosos no Brasil: uma descrição do triênio 2006-2008. O trabalho descreveu as fraturas osteoporóticas de fêmur em idosos para o Brasil, no triênio 2006-2008. A autorização de internação hospitalar (AIH) foi utilizada como base secundária de dados e permitiu criar indicadores para fratura de fêmur em idosos. Os percentuais de internação e óbitos foram maiores no sexo feminino e aumentaram com a idade. Os gastos foram de cerca de 2% dos gastos do SUS para pessoas com 60 anos ou mais. A maioria das internações durou de um a sete dias; 50,1% ocorreram em hospitais filantrópicos; e 42,7% s deram fora do município de residência. Para os autores, "os resultados reforçam a necessidade de maior atenção para a osteoporose e mostram a relevância dos gastos públicos com internações de idosos por fratura osteoporótica de fêmur".


O artigo Esquistossomose mansônica no Estado do Maranhão, Brasil, 1997-2003, de autoria da aluna do Programa de Epidemiologia em Saúde Pública da Escola, junto com os pesquisadores da Ensp Aldo Pacheco Ferreira e Ines Echenique Mattos,tem por objetivo analisar a prevalência da esquistossomose mansônica no referido estado, segundo as regionais de saúde contempladas pelo Programa de Controle da Esquistossomose (PCE). Segundo os resultados obtidos, os municípios de Bacabal e São Luís apresentaram tendência decrescente e constante para a doença, enquanto Colinas demonstrou tendência de incremento até o ano de 2002, com posterior diminuição. Em Imperatriz, observou-se tendência crescente e constante. Os autores concluem que "questões relativas às características socioeconômicas são bastante expressivas no Maranhão e, seguramente, têm relação com os resultados encontrados. Acredita-se, ainda, que o registro de dados referente às regionais de saúde do estado tenha sido afetado pelas modificações ocorridas por conta da descentralização do PCE".


Já a pesquisadora da Ensp Maria Helena Barros de Oliveira apresenta a resenha do livro Direito à saúde: discursos e práticas na construção do SUS, de autoria de Solange L. Abbate. Publicado pela Editora Hucitec, o livro relata a história do Sistema Único de Saúde pela ótica do direito à saúde. A autora fala como diretrizes gerais, inscritas na Constituição, vieram passando à prática e demonstrou como distintos sujeitos coletivos reinterpretam as mesmas leis, segundo seus interesses e conveniências.


Cadernos de Saúde Pública


CSP é uma revista mensal publicada pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). A revista destina-se à divulgação de artigos originais no campo da saúde pública, incluindo epidemiologia, nutrição, planejamento em saúde, ecologia e controle de vetores, saúde ambiental e ciências sociais em saúde, dentre outras áreas afins. Os artigos são criteriosamente avaliados pelo corpo editorial, com base no sistema de revisão pelos pares.


Atualmente, Cadernos de Saúde Pública é uma das principais fontes de informação da área científica em saúde pública editada na América Latina. A periodicidade e a regularidade de CSP, aliadas à qualidade gráfica e à cuidadosa seleção dos artigos publicados, têm garantido ampla disseminação da publicação na comunidade acadêmico-científica e nos serviços de saúde nacionais e internacionais. Visando amplificar o potencial de disseminação dos artigos publicados em suas páginas, CSP está listada nas principais bases de indexação bibliográfica internacionais, além de disponibilizar todos os seus artigos online por meio do projeto Scientific Electronic Library Online (Scielo)


Publicado em 31/5/2011.

Voltar ao topo Voltar