Início do conteúdo

09/07/2010

Nova edição de Cadernos de Saúde Pública está disponível online

Informe Ensp


O volume 26, fascículo 5, da revista Cadernos de Saúde Pública (CSP) da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) já está disponível online. A edição traz um editorial sobre o controle da tuberculose nas prisões brasileiras, assinado também pelo pesquisador do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos Bernard Larouzé, além de um debate sobre bioética, cultura e infanticídio em comunidades indígenas brasileiras. Os artigos de pesquisa abordam os temas estado nutricional, saúde do idoso, vacinação, doenças sexualmente transmissíveis, saúde ocupacional, entre outros.



Dos sete textos de debate publicados sobre o artigo Bioética, cultura e infanticídio em comunidades indígenas brasileiras: o caso Zuruahá, um é de autoria do pesquisador do Departamento de Ciências Socias da Ensp Roland Fermin Schramm. A edição traz também os artigos Uso de albumina humana nos hospitais da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro e Padrão espacial, uso da água e níveis de risco associados à transmissão da esquistossomose no litoral norte de Pernambuco, dos pesquisadores da Ensp Suely Rosenfeld e Monica Martins, e Reinaldo Souza dos Santos, Helen Paredes de Souza e Ana Paula da Costa Resendes, respectivamente.


O artigo Uso de albumina humana nos hospitais da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro - que também tem autoria de Guacira Corrêa de Matos, da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - utiliza os registros do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH/SUS). Os resultados do estudo evidenciaram a baixa adesão aos protocolos, o excesso de risco para os pacientes e os gastos desnecessários para o sistema público de saúde.


Em Padrão espacial, uso da água e níveis de risco associados à transmissão da esquistossomose no litoral norte de Pernambuco, os pesquisadores Reinaldo Souza dos Santos, Helen Paredes de Souza e Ana Paula da Costa Resendes - em parceria com Marco Antonio Andrade de Souza (Universidade Federal do Espírito Santo), Jones Albuquerque (Universidade Federal Rural de Pernambuco), Silvana Bocanegra (Universidade Federal Rural de Pernambuco), Elainne Christine de Souza Gomes (Universidade Federal de Pernambuco) e Constança Simões Barbosa (Fundação Oswaldo Cruz Recife) - descrevem aspectos epidemiológicos da esquistossomose em Carne de Vaca, litoral de Pernambuco, e analisaram a distribuição espacial das condições de esgotamento sanitário e padrão de contato com a água.


No estudo, foi realizado um inquérito parasitológico entre 2006 e 2007, e criado um indicador de risco para a esquistossomose com base em variáveis. De acordo com os autores, "a prevalência em homens foi de 18,71, e 15,96 em mulheres. A faixa etária mais acometida em homens e mulheres foi de 20-29 e 10-19, respectivamente". O estudo concluiu que a esquistossomose é endêmica em Carne de Vaca, e o indicador de risco com base em geoprocessamento revelou-se satisfatório, destacando as áreas onde o problema é mais relevante.


Cadernos de Saúde Pública


Cadernos de Saúde Pública é uma revista mensal, publicada pela Ensp/Fiocruz e destinada à disseminação de artigos originais no campo da saúde pública, incluindo epidemiologia, nutrição, planejamento em saúde, ecologia e controle de vetores, saúde ambiental e ciências sociais em saúde, dentre outras áreas afins. Todos os artigos são criteriosamente avaliados pelo corpo editorial de CSP, organizado com base no sistema de revisão pelos pares.


As edições anteriores do Cadernos estão disponíveis na internet, mas é possível fazer assinatura da revista. O custo da assinatura é de R$ 220 para instituições e R$ 90 a individual. E podem ser feitas de forma eletrônica aqui. Mais informações pelo telefone (21) 2598-2514.


Publicado em 8/7/2010.

Voltar ao topo Voltar