Início do conteúdo

12/03/2020

Novo coronavírus: pesquisadores da Fiocruz participam de oficina da Opas sobre manejo clínico

Informe Ensp


Pesquisadores da Fiocruz estiveram reunidos com outros especialistas do Brasil, China, Estados Unidos, Espanha, Equador e Japão, na Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), para participar da reunião técnica internacional em manejo clínico de Covid-19. O encontro aconteceu nos dias 10 e 11 de março e teve o objetivo de compartilhar experiências, revisar dados e avaliar evidências disponíveis sobre a doença.
 
Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta participou do encontro que recebeu uma comitiva da Fiocruz, formada pela pesquisadora Margareth Dalcolmo, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), pelo pesquisador Estevão Portela Nunes, vice-diretor de Serviços Clínicos do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), e pela pesquisadora Denise Medeiros, do INI/Fiocruz, além de profissionais da assistência e laboratórios. 

“Tivemos presença de pediatras obstetras, intensivistas, infectologistas e pneumologistas e de laboratório para definir recomendações e algoritmo para diagnóstico, condutas, internação e tratamento do novo coronavírus. Precisamos orientar a população sobre os sintomas que devem chamar atenção, os critérios de internação, o momento que as pessoas devem procurar o hospital, as formas de tratamento, dentre outras questões”, observou a pesquisadora do Centro de Referência Professor Hélio Fraga da Ensp/Fiocruz.

Leia mais no Informe Ensp

Voltar ao topo Voltar