Início do conteúdo

26/06/2013

Novo diretor da Fiocruz Rondônia toma posse e anuncia para fevereiro o início das obras da sede da instituição


O novo diretor da Fiocruz Rondônia, Ricardo Ferreira, iniciou a sua gestão com o desafio de construir a nova sede da instituição. “Se tudo der certo, começaremos as obras em fevereiro de 2014”, afirmou. O terreno de aproximadamente 70 mil metros quadrados foi cedido pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), em junho deste ano. Durante a cerimônia de posse no cargo, Ferreira, que ocupava a Vice-Direção de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fiocruz Rondônia, disse que pretende continuar no caminho que já vem sendo trilhado para fortalecer a pesquisa, melhorar os serviços e diagnósticos de referência e inovar no processo de gestão estratégica. “É imprescindível firmar laços com as instituições parceiras, para que vençamos os desafios regionais e de forma ousada, para que possamos contribuir com o desenvolvimento científico”, observou.


O novo diretor da Fiocruz Rondônia, Ricardo Ferreira (à esquerda), o vice-diretor de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Serviço de Referência, Luiz Hildebrando, e o ex-diretor da unidade, Rodrigo Stabeli
 

Ferreira foi saudado pelo novo vice-presidente de Pesquisa e Laboratórios de Referência da Fiocruz (VPPLR), Rodrigo Guerino Stabeli, ex-diretor da Fiocruz Rondônia. “Agradeço de forma especial ao Ricardo Ferreira, que topou o desafio de dar continuidade ao trabalho para que mais colaboradores possam se juntar a nós”, afirmou. Um dos principais responsáveis pela instalação da unidade da Fiocruz em Rondônia, o professor Luiz Hidelbrando da Silva, vice-diretor de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Serviço de Referência e pesquisador emérito da Fundação, discursou durante 20 minutos, divididos igualmente entre a despedida do antigo diretor, Stabeli, e as boas-vindas ao novo, Ferreira. “Rodrigo Stabeli e sua equipe desenvolveram uma autonomia capaz de dar continuidade ao processo”, disse. E se despediu: “Rodrigo, pode ir cuidar do resto do Brasil que nós já aprendemos a cuidar de Rondônia. Ricardo, chegue com paciência porque nós temos muito trabalho a fazer”.

Participaram da cerimônia de posse o representante do governador de Rondônia e presidente da Fundação Rondônia, Francisco Elder Oliveira, e o representante do prefeito de Porto Velho e secretário de Saúde, José Iracy Barros. A Fiocruz Brasília foi representada pelo coordenador de Programas e Projetos (CPP), André Guerrero, e pelo coordenador de Gestão e Integração Estratégica (CGIE), Wagner Martins.

Ricardo de Godoi Mattos Ferreira

O novo diretor é pesquisador visitante da Fiocruz Rondônia desde fevereiro de 2010. Em junho de 2011, foi convidado para assumir a Vice-Direção de Gestão e Desenvolvimento Institucional. Em dezembro de 2012 passou a integrar o quadro de servidores da Fiocruz, no cargo de pesquisador em saúde pública. É graduado em ciências biológicas, especialista em bioinformática, doutor e pós-doutor em genética pela Universidade de São Paulo (USP). Seus estudos têm ligação com Rondônia desde a sua graduação, com pesquisas sobre a caracterização étnica de algumas populações rondonienses. Confira o currículo Lattes do novo diretor aqui.

Voltar ao topo Voltar