Início do conteúdo

02/05/2011

Novo modelo de gestão da Fiocruz e seus impactos no SUS

Cristiane d'Ávila


Como parte das comemorações pelos 25 anos do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológida (Icict/Fiocruz), em 2011, especialistas em gestão pública participarão do debate O novo modelo de gestão da Fiocruz e seus impactos no SUS, nesta quarta-feira (4/5), de 9h às 12h. Farão parte da mesa Luiz Arnaldo Pereira da Cunha Junior, especialista em gestão pública, Francisco Batista Júnior, conselheiro do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Paulo César de Castro Ribeiro, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc) e Pedro Ribeiro Barbosa, vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fundação. O evento será realizado no Salão de Leitura da Biblioteca de Ciências Biomédicas (Avenida Brasil 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro).


 Sede do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológida (Icict/Fiocruz)

Sede do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológida (Icict/Fiocruz)


Um dos principais temas do Congresso Interno da Fiocruz, realizado em 2010, a proposta de possíveis mudanças no atual modelo de gestão da Instituição gerou intensas discussões, e ainda será debatida pelos funcionários da Fiocruz, a princípio, no segundo semestre de 2011. O diretor do Icict, Umberto Trigueiros Lima, explica que, ao completar 25 anos de existência em 2011, o Icict estará afiançando uma longa trajetória da Fiocruz. “Desde que Oswaldo Cruz criou a primeira biblioteca especializada e promoveu o registro sistemático de documentos, fotos, filmes e ilustrações sobre cada ação, estudo, ou expedição realizada por seus pesquisadores, a preocupação com a informação e a comunicação em saúde esteve presente, em maior ou menor medida, no desempenho da Fundação”. Tal preocupação, para Trigueiros, ganhou vulto, expressão maior, estruturas e recursos específicos a partir da gestão de Sergio Arouca na presidência da Fiocruz, quando foi criada, em 1986, a Superintendência de Informação Científica, hoje Icict.


De superintendência a instituto, desde então o Icict vem se especializando no ensino, na pesquisa e na prestação de serviços em comunicação e informação científica, análise de dados, programação visual, informática, apoio bibliográfico a pesquisadores, entre outros serviços, dirigidos não só a setores e unidades da Fiocruz, como também ao Ministério da Saúde e outras instituições componentes do SUS. “A programação de aniversário busca ressaltar, principalmente, a diversidade de nossas linhas de ação e o nosso compromisso com a garantia do acesso livre à informação e à comunicação em C&T e saúde”, afirma Lima. 


Seminário vai debater a divulgação científica em saúde


A programação de aniversário inclui também a realização, no dia 26/5, do seminário Informação, comunicação e divulgação científica em saúde. Coordenado pela pesquisadora Regina Maria Marteleto, professora do Programa de Pós-graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Icict), o evento tem como objetivo apresentar pesquisas diversas sobre saúde.


Manhã (9h às 12h)

Pesquisadores debatedores:

Luisa Massarani (Museu da Vida/COC) – Divulgação científica

Maria Beatriz Lisboa Guimarães (Ouvidoria Coletiva em Saúde/Ensp) – Informação, comunicação e educação popular em saúde

Simone Assis (Claves/Ensp) – Ciência e sociedade

Christovam Barcellos (Icict) –  Pesquisa e políticas de saúde


Tarde (14h às 17h)

Pesquisadores expositores:

Nair Kobashi (USP)

Eugênio Marcos Andrade Goulart (Projeto Manuelzão/UFMG)

Eduardo Stotz (Ensp/Fiocruz)


Publicado em 2/5/2011.

Voltar ao topo Voltar