Início do conteúdo

25/09/2014

Núcleo Fiocruz/RJ da Comissão da Verdade da Reforma Sanitária será lançado no dia 29/9

Graça Portela / Ascom Icict


Com a palestra Memória, Direitos e Reparação: Impactos legais e políticos das apurações das Comissões da Verdade, será lançado, às 9h, na terça-feira, 29/9, o Núcleo Fiocruz/RJ da Comissão da Verdade da Reforma Sanitária (CVRS).

A palestrante é a presidente da Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro (CEV-Rio), Nadine Borges. Após a palestra, será realizado um depoimento público com Antônio Ivo de Carvalho, pesquisador e ex-diretor da Ensp.

Organizado pela Associação de Funcionários da Fiocruz (Asfoc), Casa de Oswaldo Cruz (COC), Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp), Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPJV) e Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), o evento será realizado no auditório Sérgio Arouca, que fica no Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), da Fiocruz, e terá entrada franca.

A CVRS e seus núcleos têm como objetivo investigar as violações de direitos humanos praticados por agentes do estado (1964 – 1985) contra trabalhadores da saúde, de modo a compartilhar as informações e conhecimentos produzidos com outras entidades e instituições que partilhem dos mesmos objetivos e princípios, e com a sociedade brasileira, em geral, de modo a contribuir para um projeto de sociedade democrática e justa.

Estarão presentes Paulo Gadelha, presidente da Fiocruz; Anamaria Tambellini, presidente da CVRS; Eduardo Leal, diretor do INCQS; Hermano Castro, diretor da Ensp; Justa Helena Franco, vice-presidente da Asfoc-SN; Paulo César Ribeiro, diretor da EPSJV; Paulo Elian; diretor da COC; e Umberto Trigueiros, diretor do Icict.

O INCQS fica na Avenida Brasil 4.365, em Manguinhos, no Rio de Janeiro.

Voltar ao topo Voltar