Início do conteúdo

18/08/2008

'O alienista', de Machado de Assis, sob a visão de Moacyr Scliar

Marcelo Neves


O alienista, de Machado de Assis, é o tema do Ciência & Letras desta terça-feira (19/8), às 12h35, no Canal Saúde. Para comentar a obra, o escritor, médico especialista em saúde pública Moacyr Scliar e o psiquiatra, pesquisador da Fiocruz, Paulo Amarante. O Ciência & Letras, parceria com a Editora Fiocruz, é apresentado por Renato Farias. Para assistir basta clicar aqui.


 Moacyr Scliar (ao centro) e Paulo Amarante (à esquerda) são entrevistados por Renato Farias

Moacyr Scliar (ao centro) e Paulo Amarante (à esquerda) são entrevistados por Renato Farias


Para Scliar, Machado foi um intérprete agudo e sensível da realidade brasileira, funcionando como um sismógrafo do Brasil na virada do século 19 para o 20. O escritor fala das diferentes interpretações sociais para a “loucura” ao longo da história da humanidade até os dias atuais. Scliar é membro da Academia Brasileira de Letras. Paulo Amarante, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp) da Fiocruz, destaca o atual modelo de saúde mental em diversos países, que para ele, apesar dos avanços com a reforma psiquiátrica, ainda é muito farmacológico e centrado nos hospícios.


O Ciência & Letras vai ao ar às terças-feiras. A programação do Canal Saúde começa às 12h05 e segue até às 13h, quando começa a reprise do dia anterior. Pela parabólica, o Ciência & Letras será veiculado na freqüência do Canal Saúde (polarização horizontal 3.930 Ghz ou 1.220 Mhz).


O projeto Ciência & Letras


A divulgação científica ganhou mais espaço na TV e web com o Ciência & Letras. O programa semanal, apresentado por Renato Farias, vai mostrar publicações e lançamentos da Editora Fiocruz e da área da saúde.


O Canal Saúde produz, difunde e promove a troca de conhecimento, no âmbito da saúde pública e ciência & tecnologia, utilizando recursos audiovisuais e meios complementares. É uma iniciativa da Fundação Oswaldo Cruz, nascido das deliberações das conferências nacionais de saúde, que identificam informação, educação e comunicação como elementos estratégicos na conquista da cidadania plena. Há 13 anos, está pautado pelo compromisso social, trabalhando para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).


Publicado em 18/08/2008.

Voltar ao topo Voltar