Início do conteúdo

10/06/2013

O uso de antirretrovirais para prevenção do HIV é tema da palestra de Myron Cohen na Fiocruz


O uso de antirretrovirais como estratégia de prevenção do HIV: como chegamos até aqui? Para onde vamos? é o tema da palestra que será ministrada por um dos principais pesquisadores na área da transmissão e prevenção do HIV, o professor Myron Cohen, em sua visita à Fiocruz, nesta terça-feira (11/6). A palestra será ministrada às 14h, no auditório térreo da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz). Cohen é autor de mais de 500 publicações sobre o tema e grande parte de seu trabalho tem sido conduzido em países em desenvolvimento, especialmente no Malauí e na China.

Cohen é professor de medicina, imunologia, microbiologia e saúde pública na Universidade da Carolina do Norte (UNC), com a distinção J. Herbert Bate, em Chapel Hill, onde também ocupa os cargos de diretor da Divisão de Doenças Infecciosas e do Instituto para Saúde Global e Doenças Infecciosas

 

Cohen é o investigador principal do estudo HPTN 052, projeto multicêntrico internacional que demonstrou que a terapia antirretroviral previne a transmissão sexual do HIV. O estudo, realizado em cooperação com o Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec/Fiocruz), foi reconhecido pela revista Science como a Descoberta do Ano em 2011. Trata-se de um ensaio clínico pioneiro da Rede de Testes para Prevenção de HIV (HPTN, na sigla em inglês) que aponta que, quando o soropositivo adere a um esquema eficaz de terapia antirretroviral, o risco de transmissão para seu parceiro sexual não infectado pelo HIV pode ser reduzido em até 96%.

A proposta da investigação foi comprovar que o tratamento com antirretrovirais, medicamentos usados no tratamento para a doença, também pode ser usado para sua prevenção. O estudo, iniciado em 2005, teve a participação de 1.763 casais sorodiscordantes e foi realizado em centros de saúde de países asiáticos, africanos e americanos, tais como África do Sul, Botsuana, Brasil, Estados Unidos, Índia, Malásia, Quênia, Tailândia e Zimbábue.

Perfil

Myron Cohen é graduado pela Universidade de Illinois, Champaign-Urbana e médico pela Rush Medical College. Completou a residência médica em edicina interna pela Universidade de Michigan e o fellowship em Doenças Infecciosas na Universidade de Yale. É membro eleito do Instituto de Medicina, da American Society of Clinical Investigation e da American Association of Physicians; e fellow do American College of Physicians e da Infectious Disease Society of America.

É professor de medicina, imunologia, microbiologia e saúde pública na Universidade da Carolina do Norte (UNC), com a distinção J. Herbert Bate, em Chapel Hill, onde também ocupa os cargos de diretor da Divisão de Doenças Infecciosas e do Instituto para Saúde Global e Doenças Infecciosas. É co-pesquisador principal da Rede de Estudos de Prevenção do HIV (HIV Prevention Trials Network – HPTN) dos Institutos Nacionais de Saúde (National Institutes of Health – NIH) dos EUA.

A linha principal de pesquisa de Cohen é a transmissão e a prevenção do HIV. Na área, contribuiu para o desenvolvimento de métodos para detectar o HIV em secreções genitais, assim como de métodos para identificar os melhores antiretrovirais para reduzir a replicação do HIV nestes meios.  Para estes trabalhos, Cohen recebe financiamento continuo há 30 anos do National Institutes of Health (NIH), incluindo o NIH Merit Award.

Serviço

O uso de antirretrovirais como estratégia de prevenção do HIV: como chegamos até aqui? Para onde vamos?, palestra de Myron Cohen
Data: 11 de junho
Horário: 14h
Local: Auditório térreo da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - Rua Leopoldo Bulhões 1.480 - Manguinhos, Rio de Janeiro

Contatos

Assessoria de Comunicação Social do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec/Fiocruz)
Jornalistas: Ana Carolina Landi (ana.landi@ipec.fiocruz.br) e Priscila Sarmento (priscila.sarmento@ipec.fiocruz.br)
Tel: (21) 3865-9144 e (21) 8846-7266
e-mail: comunicacao@ipec.fiocruz.br

Voltar ao topo Voltar