Início do conteúdo

19/09/2012

Obra ilustrada traz o registro do 19º Encontro Brasileiro de Malacologia

Luciana Medina


Artigos inéditos sobre assuntos relacionados à área de malacologia estão ao alcance de pesquisadores e estudantes da área. O livro Tópico em malacologia – Ecos do 19º Encontro Brasileiro de Malacologia reúne temas sobre a morfologia de moluscos límnicos e terrestres, aspectos relacionados ao cultivo (malacocultura), filogenia, biogeografia e fisiologia, além de espécies vetores no Brasil, uso de moluscos como bioindicadores e o ensino na área da Malacologia. Organizado pelas pesquisadoras do Laboratório de Malacologia Médica do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Monica Ammon Fernandez e Silvana Carvalho Thiengo, em parceria com os pesquisadores Sonia Barbosa dos Santos, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), e Alexandre Dias Pimenta, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a obra aborda temas relevantes relacionados à ciência malacológica.






“Por ser uma coletânea de artigos inéditos, de pesquisadores nacionais e estrangeiros, a publicação versa sobre temas atuais de grande importância na área da malacologia, incluindo uma lista preliminar das espécies de moluscos introduzidas no Brasil”, destaca a pesquisadora Monica Ammon Fernandez. “Além disso, as ilustrações relacionadas à morfologia e sistemática de moluscos podem despertar o interesse de estudantes, bem como interessados na área”, completa a malacologista.


Publicação versa sobre temas atuais de grande importância na área da malacologia


Elaborada com base nas conferências, palestras, mesas redondas e grupos de trabalho sobre espécies exóticas apresentadas durante o 19º Encontro Brasileiro de Malacologia (19º Ebram), realizado no Rio de Janeiro, em 2005, a obra foi editada pela Sociedade Brasileira de Malacologia (SBMa). A especialista do IOC ressaltou a importância da participação do instituto no processo de produção do livro. “Tanto pela atuação das pesquisadoras do Laboratório de Malacologia na comissão organizadora do livro, quanto pelo apoio logístico durante a realização do 19º Encontro Brasileiro de Malacologia, a participação do Instituto foi fundamental em todo o processo de edição da publicação, bem como a colaboração do Instituto de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) na diagramação”, revela.


Dividida em seis capítulos, a coletânea apresenta, nos dois primeiros, trabalhos realizados em conferências e artigos produzidos nas mesas-redondas. Em seguida, aborda os temas espécies invasoras, ensino, malacocultura e conclui a publicação com grupo de trabalho. Dos 89 trabalhos apresentados no 19º Ebram, incluindo conferências e palestras, 49 estão representados na publicação. “Todos os participantes do evento, que ministraram palestras ou participaram com temas em mesas redondas, foram convidados para divulgar seus estudos na obra”, afirma Monica. Mais informações podem ser obtidas aqui.


Publicado em 18/9/2012.

Voltar ao topo Voltar