Início do conteúdo

22/02/2007

Oficina de vacinas na Fiocruz conta com a participação de diretora da OMS

Flávia Navarro


Começou nesta quinta-feira (22/02) e termina nesta sexta-feira (23/02) a Oficina para o Desenvolvimento de Vacinas, promovida pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Biomanguinhos) da Fiocruz. O evento conta com diversas autoridades no assunto e marca a primeira visita à Fiocruz da diretora do Programa Iniciativa para Pesquisa de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS), Marie-Paule Kieny. Nesse programa da OMS, os maiores especialistas mundiais definem prioridades globais na área de vacinas e discutem os resultados e avanços que vêm sendo feitos no setor.


 A diretora do Programa Iniciativa para Pesquisa de Vacinas da OMS, Marie-Paule Kieny

A diretora do Programa Iniciativa para Pesquisa de Vacinas da OMS, Marie-Paule Kieny


No centro do debate, também estarão duas relevantes iniciativas do governo brasileiro: o Projeto Inovacina e o Programa Nacional de Imunizações (PNI), que serão apresentadas por José da Rocha Carvalheiro (coordenador do Projeto Inovação em Saúde da Fiocruz) e Luiza de Marilac (coordenadora geral do PNI/Ministério da Saúde), respectivamente. O presidente da Fiocruz, Paulo Buss, e Itajaí Albuquerque, representante da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos, integrarão o grupo.


O Projeto Inovacina é uma iniciativa do setor industrial de produção de vacinas no Brasil, que visa cumprir a meta de auto-suficiência na produção de imunobiológicos incluídos no calendário anual de vacinação contra tuberculose, febre amarela, hepatite B, influenza, sarampo, rubéola, poliomielite, febre tifóide, rotavírus e outros imunobiológicos estratégicos. Com investimento inicial de R$ 16 milhões, o Inovacina atua no desenvolvimento de recursos para a produção de imunobiológicos, kits diagnósticos, fármacos e medicamentos, bem como no lançamento de editais para apoio a projetos de pesquisa e inovações tecnológicas.


 Abertura da oficina, nesta quinta-feira (Foto: Ana Limp)

Abertura da oficina, nesta quinta-feira (Foto: Ana Limp)


Segundo o diretor de Biomanguinhos, Akira Homma, a Oficina para o Desenvolvimento de Vacinas será um encontro ímpar para discutir, com especialistas do primeiro time da área de vacinas, os caminhos do desenvolvimento tecnológico. “Estas apresentações acontecem num momento muito oportuno, em que o presidente Lula acaba de assinar a Política de Desenvolvimento da Bioindústria, na qual a saúde humana está entre as prioridades”, afirma.


 Além de apresentar a iniciativa da OMS, o evento em Biomanguinhos também discutirá ações brasileiras, como o Projeto Inovacina e o Programa Nacional de Imunizações (Foto: Peter Ilicciev / Fiocruz)

Além de apresentar a iniciativa da OMS, o evento em Biomanguinhos também discutirá ações brasileiras, como o Projeto Inovacina e o Programa Nacional de Imunizações (Foto: Peter Ilicciev / Fiocruz)


Entre os representantes da Fiocruz, estão o pesquisador Win Degrave, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), que falará sobre o Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Insumos para a Saúde (PDTIS), e o vice-diretor de Desenvolvimento Tecnológico de Bio-Manguinhos, Ricardo Galler, que apresentará projetos de Biomanguinhos. No segundo dia do evento, 23 de fevereiro, o grupo visitará as instalações de Biomanguinhos e se reunirá para discutir projetos específicos.


Informações:

Assessoria de Comunicação de Biomanguinhos

Telefone: (21) 3882-9537

Renata Ribeiro - renata.ribeiro@bio.fiocruz.br

Flávia Lobato - fnavarro@bio.fiocruz.br

 

Programação


Dia 22 de fevereiro


9h - 9h45


Abertura: Paulo Buss, Presidente/Fiocruz


Apresentação institucional (Fiocruz e Biomanguinhos): Luiz Eduardo Fonseca, Assessoria de Cooperação Internacional/Fiocruz


9h45 - 10h30


Inovacina: José da Rocha Carvalheiro, Coordenador do Projeto Inovação em Saúde/Fiocruz


10h30 - Intervalo


11h - 12h


Programa de Desenvolvimento de Vacinas da Organização Mundial da Saúde: Marie-Paule Kieny, Diretora do Programa Iniciativa para Pesquisa de Vacinas/OMS


12h - 13h30 - Intervalo para almoço


13h30 - 14h


Programa Nacional de Imunizações: Luiza de Marilac, Coordenadora Geral do Programa Nacional de Imunizações/Ministério da Saúde


14h - 15h30


Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos: Itajaí Albuquerque, Departamento de Ciência e Tecnologia/Ministério da Saúde


15h30 - Intervalo


15h40 - 16h20


Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Insumos para a Saúde (PDTIS/Vacinas): Win Degrave/Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz)


16h20 - 17h


Projetos de Desenvolvimento Tecnológico de Vacinas de Biomanguinhos: Ricardo Galler, Vice-diretor de Desenvolvimento Tecnológico/Instituto de Tecnologia em Imunobiológico (Biomanguinhos/Fiocruz)


17h - Encerramento: Akira Homma, diretor de Biomanguinhos


Dia 23 de fevereiro


10h - 12h - Visita às instalações de Biomanguinhos

12h30 - 14h - Almoço

14h - 17h - Reunião para discussão de projetos específicos

Voltar ao topo Voltar