Início do conteúdo

24/05/2011

Oficina debate uso racional de medicamentos

Informe Ensp


Nesta quarta-feira (25/5), o Núcleo de Assistência Farmacêutica da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) e a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (Sesdec) coordenam a oficina Uso racional de medicamentos: e agora, como é que eu faço?, durante o pré-encontro Regional Sudeste 2011 da Associação Brasileira Rede Unida. A atividade ocorrerá na Biblioteca Parque Manguinhos, às 14h, e será um encontro preparatório para a 10ª edição do Congresso Internacional da Rede Unida, em 2012. Além disso, reunirá profissionais da saúde, pesquisadores, educadores, gestores, usuários dos serviços de saúde e representantes da sociedade civil para discutir o uso racional de medicamentos e promover maior interação entre usuários e trabalhadores do setor. Os alunos do curso de  multiplicadores em serviços farmacêuticos da atenção primária em saúde também estarão presentes na oficina.



O Encontro Regional Sudeste ocorrerá nos dias 25, 26 e 27 de maio com o tema Trabalho em saúde e as oficinas serão realizadas no primeiro dia de atividade com oito diferentes temas sobre saúde. A oficina sobre uso racional de medicamentos terá a coordenação da pesquisadora do Núcleo de Assistência Farmacêutica da Ensp, Vera Lucia Luiza, e do coordenador de Assistência Farmacêutica da Sesdec, Rondineli Mendes da Silva. Além disso, conta com a participação de Farmanguinhos, do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária (Cecovisa/Ensp), do projeto Teias - Escola Manguinhos e da Associação Brasileira de Farmacêuticos.


De acordo com Vera, a oficina pré-encontro será uma possibilidade de discutir com o público-alvo do evento o uso racional de medicamentos, a importância da prescrição, as dificuldades e a falta de orientação no uso dos medicamentos e promover maior interação entre usuários e profissionais de saúde. Também estarão presentes os alunos do curso de multiplicadores em serviços farmacêuticos da atenção primária em saúde, desenvolvido pela Ensp e Sesdec.


"Foi uma feliz coincidência o encontro do Sudeste ocorrer durante a realização do curso. Ele tem como finalidade preparar os profissionais da assistência farmacêutica para multiplicar e disseminar a discussão sobre os serviços farmacêuticos que estes profissionais irão trabalhar nas clínicas da família. A ideia do curso é centrada na discussão do trabalho voltado para os usuários, ou seja, o indivíduo, sua família e comunidade. Pretendemos transcender a discussão do medicamento como um produto e focarmos na ação deste profissional de saúde e no usuário". Nos dias 26 e 27 de maio, o Encontro Sudeste ocorrerá no Centro de Convenções Sul América. As inscrições para participar nas oficinas pré-encontro e nas atividades dos dias 26 e 27 podem ser feitas aqui.


Publicado em 24/5/2011.

Voltar ao topo Voltar